15/05/2008

0,0019025% e Isabella...

Jean-Pierre Langellier, francês, publicou uma crônica no "Le Monde", sinalizando indignação com a preocupação dos brasileiros em relação ao caso Isabella Nardoni. Quais são os motivos desta indignação? O francês questiona: num país onde uma criança, menor de 14 anos, morre a cada dez minutos (segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil), porque um único homicídio preocupa a mídia e o público brasileiro?

Façamos uma conta rápida: uma hora tem 60 minutos, e 60 dividido por 10 é igual a 6 crianças menores de 14 anos assassinadas por hora.

Um dia tem 24 horas, e 6 vezes 24 é igual a 144 crianças menores de 14 anos mortas por dia.

Um ano possui 365 dias, e 144 vezes 365 é igual a 52.560 crianças menores de 14 anos de idade mortas anualmente.

Diante destes números, lanço uma outra pergunta: o Brasil é um país preocupado socialmente com suas crianças? Eu diria que sim, ao menos uma vez por ano, quando a Rede Globo apresenta o programa Criança Esperança, muitos brasileiros fazem sua parte social e doam alguns reais para um projeto que tem parceria com a Unicef. Mas além disso, os brasileiros preocupam-se socialmente com suas crianças? Sim, neste ano de 2008, preocupam-se numa proporção de uma para 52.560 crianças. Colocando estes números percentualmente, podemos dizer que o brasileiro preocupa-se com 0,0019025% das crianças menores de 14 anos assassinadas anualmente no país. Viva o Brasil! Viva a grande mídia brasileira! Viva o jornalismo! Viva o povo brasileiro!
Fontes: Le Monde, BBC Brasil.

Sugestão de pauta: Davis Campos






INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


Um comentário:

  1. Esse lance Do "le monde" Foi realmente polêmico pra mim.
    Você sabe..! Foi comentado em casa!
    Ótima matéria!
    Beijos amor meu!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.