08/05/2008

Isabella Nardoni: todo mundo fala dela!

O pai e a madrasta de Isabella Nardoni foram presos. A TV e os jornais não falam de outra coisa: é o jornalismo dando cobertura completa aos telespectadores e leitores. Infelizmente, este tipo de cobertura nem sempre acontece. Um destes casos foi a ESCOLA BASE: quando se descobriu que os acusados eram inocentes, muita gente disfarçou e mudou de assunto. O Bar Bodega também pode ser citado aqui.

Comentários adicionais: no Brasil, cerca de 6% dos homícios são resolvidos. O restante fica impune, sendo que alguns vão para a lista de balas perdidas. Em todos os lugares, vejo pessoas comuns, jornalistas e apresentadores pedindo justiça para o caso Isabella. Claro, que seja feita a justiça! Mas fica parecendo que em 2008 tivemos uma única morte, por assassinato, de criança no país. A sociedade revoltada parece não se preocupar com o resto, e como já disse um poeta, "de tudo resta um pouco"...

Deixo aqui uma sinopse que fiz sobre o filme "A montanha dos sete abutres", para reflexão do leitor ao assistir reportagens de Isabella Nardoni.

"A Montanha dos Sete Abutres" traz como personagem principal o jornalista Charles Tatum, interpretado por Kirk Douglas, pai do também famoso Michael Douglas. A história, filmada em 1951 em preto e branco, centra-se num acidente ocorrido numa pacata cidade do interior dos EUA, onde um morador é soterrado vivo. Numa caverna com místicas lendas indígenas, que fica dentro da montanha que dá nome ao filme, começa o sofrimento de uma vítima e a ascensão e queda de um oportunista interessado em alavancar sua carreira.O jornalista Tatum, acompanhado de um jovem ajudante, chega à cidade de Escudero para cobrir um evento típico local com cobras cascavéis, mas rapidamente muda seus planos, quando percebe que o recente acidente pode render-lhe as primeiras páginas de importantes jornais, dando uma guinada em sua carreira decadente. Trabalhou em importantes jornais de Nova Iorque e outras cidades, mas deixou suas marcas de irresponsabilidade profissional por cada local que passou.Com Leo Minosa, o cidadão soterrado, não seria diferente. O jornalista faz conchavos com autoridades locais, manipula verdades ao seu favor e atrasa um serviço de socorro, que seria inicialmente de 18 horas, para aproximadamente sete dias inteiros.O furo jornalístico não alimenta somente a ganância do jornalista, que acaba convencendo todos ao seu redor do dinheiro e fama que o evento trágico poderia lhes trazer. Em poucos dias Tatum chega ao posto que desejava, enquanto ainda mantinha toda a situação sob controle. Mas o desfecho de um simples acidente, transformado num grande evento de mídia, guardava-lhe surpresas que, obviamente, escaparam ao seu controle.O filme é uma ótima oportunidade, tanto para jornalistas quanto para o público em geral, de conhecer um pouco os bastidores de um jornalismo inescrupuloso, ao mesmo tempo em que nos faz pensar em quais são os limites da notícia.







INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.







0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.