Deputado, apenas responda sim ou não

“Não é necessário dizer, mas direi. Sei que todos sabem, que todos conhecem bem, mas mesmo assim direi. Não estamos aqui para ouvir apen...

“Não é necessário dizer, mas direi. Sei que todos sabem, que todos conhecem bem, mas mesmo assim direi. Não estamos aqui para ouvir apenas, se quiser discordar, discorde, mas não ignore o que vou dizer.”

É surpreendente. Essas frases iniciais são impressionantes. Causam suspense. E se ditas com convicção, com pequenas pausas, serão frases mais que impressionantes, serão comoventes. Pronto, teremos olhos vidrados esperando respostas, indicações, caminhos. Teremos esperança!

Está aí a prova de que as palavras têm uma força estranha. E quem é que pode fugir delas? A nossa história, sim, a nossa história está repleta de palavras comoventes, palavras que temperam a emoção, que vão se misturando, chegando perto da lágrima, aquela bendita lágrima que escorre pelo rosto, o último fio de esperança, e nos entorpecem. Como fugir dessas colocações, imposições, leviandades, articulações?

Não há certezas. Teorias? Sim, elas existem e nos indicam caminhos para rastrear o verdadeiro significado dessas palavras. Mas há uma parte desse universo que não tem explicação. Paixão? Sim é preciso paixão, daquelas de se ir até as últimas conseqüências. Existe no povo, subnutrido, envergado e pálido a paixão, porém os meios para vivenciá-la foram amputados, o povo quer ler, mas não consegue.

Ler um texto não implica apenas compreender as palavras, as ordenações, a construção e a sua conclusão. Isto é o mínimo. O bom leitor é aquele que lê as palavras que não estão no texto, as que estão escondidas entre uma linha e outra. E os meios para encontrá-las, a teoria criou e legou a uma parcela de privilegiados. Isto somado a paixão, que todo ser tem, que é aquela vontade de descobrir, de conhecer, teremos então o leitor crítico.

Esse leitor crítico não ousará pensar em ser enganado, pois com o conhecimento não regredimos. No entanto, o nosso leitor acrítico cairá facilmente em colocações, argumentações, articulações, desculpas etc. Este leitor é aquele que se iludirá com as palavras, com o som delas, com o significado mínimo delas. A parte destacada no início deste texto segue esta linha. Há uma preparação para dizer, comoção, invocação, cuidados na escolha das palavras, mas objetivamente nada é concluído. E isto poderia seguir por páginas e páginas, basta experiência para manipular as palavras. E quando falado, mais fácil ainda. Os gestos, o tom de voz, o lugar, a expressão facial, tudo pode se tornar uma grande encenação, patifaria, canalhice, vigarice.
E não pensem que o texto subjetivo, o texto poético se enquadra nesse exemplo, ser poético, em prosa ou em verso, significa conhecer muito mais que algumas palavras, e nestas palavras estão a crítica, a emoção e a realidade. Disse Pound: “Os artistas são as antenas da raça”. Mas se o brasileiro pouco entende da linguagem dita objetiva, denotativa, imaginem da linguagem literária?

Para ilustrar nosso pensamento vamos nos assustar um pouco com o salário dos nossos deputados federais. Somando o salário e os direitos, ultrapassamos o valor de R$ 100.000,00. Assustou? Muito bem, todos que conheço também se assustaram. São benefícios que não terminam nunca. Verba de gabinete, verba indenizatória, auxílio moradia etc. Eis a questão, para chegar até esse momento de total plenitude financeira e profissional, muitos deputados abusaram daquela parte destacada no início do texto. Objetivamente enganaram, manipularam e se ainda assim falharam, partiram para a prática, compraram votos com cesta básica, promessas de emprego etc.

Com essa reflexão voltamos a uma máxima que todos conhecemos: “Saber é igual a poder”. E todos também sabem que poder é esse. Mas não sei ao certo o que “esses todos” estão fazendo para combater esse mal.
*
Texto: Emerson Sitta (Professor, Formado em Letras e Mestrando em Poesia Concreta)







INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.



COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Deputado, apenas responda sim ou não
Deputado, apenas responda sim ou não
https://2.bp.blogspot.com/-k6bAWqPK-8M/WQCUkt7tUTI/AAAAAAAANew/CqWI9VrlOLA9m1a1aSXrmZmcm6ohSegNACK4B/s640/bla%2Bbla%2Bbla.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-k6bAWqPK-8M/WQCUkt7tUTI/AAAAAAAANew/CqWI9VrlOLA9m1a1aSXrmZmcm6ohSegNACK4B/s72-c/bla%2Bbla%2Bbla.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2008/06/deputado-apenas-responda-sim-ou-no.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2008/06/deputado-apenas-responda-sim-ou-no.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy