17/06/2008

Jornalismo humorístico

O programa da TV Bandeirantes CQC tem sérios concorrentes no estilo jornalismo humorístico. Um deles é o JB (Jornal do Brasil), quando deu notícia sobre Obama utilizando foto de Osama. Na edição do dia 08/06, o mesmo JB publicou a manchete "Corrupção abala governo do PT", referindo-se ao escândalo que atinge o governo estadual de Yeda Crucius, que na verdade é do PSDB. Outro concorrente é “O Estado do Paraná”, do qual publico apenas a errata:

"Errata: A vitrine manchada
Opinião [12/06/2008]
Diferente do que foi informado em trecho do editorial intitulado “A vitrine manchada”, publicado na página 3 da edição de terça-feira (10) de O Estado do Paraná e no Paraná-Online, as três últimas gestões do governo do Rio Grande do Sul que antecederam a atual mandatária do Executivo gaúcho, Yeda Crusius (PSDB), não foram chefiadas por governadores filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Apenas um dos períodos contou com o comando petista. Em ordem, os mandatos que precederam Yeda Crusius: Antônio Britto Filho (PMDB e PPS), Olívio Dutra (PT) e Germano Rigotto (PMDB). "

O editorial do dia 16/06 de “O Estado” (MS), fala da proposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de “proibir aqueles que têm condenação em primeira instância na Justiça”, e traz como título a “Igreja nas eleições”. Mas é importante ressaltar que tal proposta foi feita pelo MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral), que reúne 36 entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a CNBB, por exemplo.

Atualmente debate-se muito sobre a provável morte dos jornais impressos por conta dos avanços da Internet como fonte de notícias. Mas creio que deveríamos aproveitar o momento para debater a morte da formação de jornalistas, capazes de publicar notícias como as publicadas acima.







INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.






0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.