Palestra com Jornalista e Assessor de Imprensa Roberto Ferreira

Em palestra proferida no dia 07/05/2008 na Universidade Gama Filho/RJ, Roberto Ferreira aborda temas como o Projeto de Lei 29, que vis...


Em palestra proferida no dia 07/05/2008 na Universidade Gama Filho/RJ, Roberto Ferreira aborda temas como o Projeto de Lei 29, que visa regulamentar a TV paga, a Revolução Digital, TV Digital, IPTV, WEB, entre outros assuntos. Com 36 anos de jornalismo, atualmente é Assessor de imprensa do Deputado Federal Jorge Bittar (relator da PL 29), e também conta um pouco de sua trajetória jornalística.
*
Palestra - Inicia falando sobre o ambiente da redação de jornal no começo de carreira, onde, sem computadores, o meio de comunicação instantânea era o Telex, especificando dificuldades que o avanço tecnológico facilitou. “Tive o privilégio de participar do primeiro jornal on-line do Brasil” – conta o jornalista referindo-se ao JB On-Line, embora o avanço fosse visto com ressalvas por colegas e outras pessoas. Faziam-se profecias sobre o fim dos impressos. Outra revolução da Comunicação é a da Convergência Digital, momento que Ferreira coloca como vantajoso para os estudantes. Toda informação áudio-visual será mais dinâmica e mais acessível aos portadores destas tecnologias, ainda em implantação. “É preciso aprender o máximo possível sobre estas novas ferramentas” – comenta o jornalista.
*
Revolução Digital - Ainda sobre a Revolução Digital, Roberto explica a diferença entre Televisão na Internet e IPTV: “a IPTV será a Televisão transmitida por Internet Protocol, recebida no televisor, computador ou celular, em grande velocidade”. Relacionando assessoria ao momento de Revolução na Comunicação, é citado um congresso de 1998, quando Ferreira era Editor do JB On-Line e lançou a seguinte pergunta:
“O que é pior para uma empresa, uma nota negativa na Coluna do Ancelmo Gois, ou um site intitulado “eu odeio tal empresa, por exemplo”. Um jornalista presente respondeu “a coluna, lida por milhares de pessoas”. Mas Roberto sinaliza que o Assessor de tal empresa pode chegar ao Ancelmo e retratar a situação, possivelmente convertendo esta nota para outra positiva. No caso do site ou blog, dedicado a maldizer a empresa, será difícil chegar ao autor, e mesmo chegando, pode-se encontrar um adolescente, por exemplo, com linguagem e pensamento distantes do assessor. Neste caso, pode ser complexa uma retratação positiva. Não podemos menosprezar o alcance de informações expressadas num site ou blog que pode rapidamente atingir milhares ou milhões de internautas, causando sérias manchas na imagem da empresa. “Naquela época, era preciso certo conhecimento de HTML para se fazer um site, mas hoje, qualquer criança de 10 anos faz um blog” – e conclui dizendo – “a democratização da informação aumenta o trabalho dos assessores hoje em dia”.
*
Legislação - Sobre eleições políticas e democratização da informação, Roberto explica que existe indefinição da lei em muitos aspectos, visto que legalmente não se acompanha a evolução da tecnologia da informação. O palestrante cita a cobertura no Palácio Guanabara, referindo-se aos jornalistas no início da década de 80, além de contar fatos que ilustram o “modus operandi” dos profissionais na época. “Assessoria de imprensa ganhou força no final da ditadura, e os assessores representavam barreiras aos repórteres que faziam cobertura, impedindo-os de chegar até as fontes”. Com o passar do tempo e mudanças no mercado, as empresas notaram a importância de sua relação com o público. “Hoje, os jornais dependem muito da Assessoria de Imprensa, e acredito que no mínimo 50% das pautas de um jornal cheguem através de assessores”.
*
Imagem - Outro assunto abordado foi o monitoramento de imagem, seja de uma empresa ou personalidade pública. Antigamente, esse monitoramento era feito por empresas especializadas em clipping, que passavam a semana fazendo recortes de jornal e enviavam “uma pilha de papéis” falando a respeito do assessorado. Hoje existe o clipping eletrônico, que monitora dia-a-dia a imagem de quem se está assessorando, além de outra importante ferramenta, que é a análise dos dados obtidos, mostrando quanto de informação é espontânea ou provocada, positiva ou negativa, tudo em tempo real. O clipping eletrônico é essencial numa campanha eleitoral, por exemplo, pois permite a correção de rumos num ritmo excelente.
*
PL 29 - Roberto Ferreira também menciona o projeto de lei da Convergência Digital, do qual o Deputado Federal Jorge Bittar é o relator, e as informações a respeito são encontradas no site oficial do Deputado. “A idéia principal do site é tornar o portal num fórum permanente de comunicação” – diz o assessor.
Dentre as perguntas feitas pelo público, o palestrante fala da diferença entre assessorar um produto e uma personalidade, explicando que trabalhar para uma pessoa é um processo muito mais dinâmico, visto que atos falhos são comuns entre humanos, porém, existe o lado da empatia pessoal, que é favorável ao trabalho do assessor.
Questionado sobre o Projeto de Lei 29, que na verdade são quatro projetos unidos, Roberto explica que o Projeto refere-se a conversão digital das mídias, tentando regulamentar vários aspectos do setor. Do original proposto, houve algumas mudanças, pois “a pressão das empresas de rádio-difusão é muito grande, tendo até parlamentares proprietários de muitas dessas empresas” – explica o assessor.
*
Ética - A ética da assessoria foi tema de outra pergunta, onde Roberto disse que o limite para se veicular uma mentira ou não, a ponto de inventar uma imagem, é uma questão bastante pessoal de cada profissional.
*
Assessoria Política - Outra questão foi a relação da assessoria com o partido do assessorado. “Não sou afiliado ao PT (partido do Deputado Bittar), e me envolvo o mínimo possível com questões partidárias, mas mantenho ótimo relacionamento com a assessoria do partido” – explica Roberto. Em seguida, coloca a diferença entre assessor e porta-voz, dizendo que assessor não deve ser porta-voz do político, até por questões de credibilidade, é melhor a pessoa falar por si própria.
*
Conclusões Finais - Ao término da palestra, Roberto Ferreira faz considerações importantes para os estudantes, sobre a necessidade de saber escrever bem e ter domínio sobre o idioma. O segundo aspecto apontado foi a capacidade de indignação, de não conformar-se diante dos fatos, sendo o terceiro ponto a curiosidade jornalística.
Aos presentes, a oportunidade de ouvir diversos aspectos, antigos e atuais, da comunicação como um todo, certamente foi única. A visão e a experiência prática de um profissional não acadêmico são essenciais aos jovens iniciantes nesta jornada.
*
Texto produzido por Marcelo D'Amico.





INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Palestra com Jornalista e Assessor de Imprensa Roberto Ferreira
Palestra com Jornalista e Assessor de Imprensa Roberto Ferreira
https://1.bp.blogspot.com/-g7vc3AnMKU4/WO-91qZNQHI/AAAAAAAANaU/WTkcyPW3XrsJ_hzoBSxJ8HYIv_FslAxRQCK4B/s400/button-892174_960_720.png
https://1.bp.blogspot.com/-g7vc3AnMKU4/WO-91qZNQHI/AAAAAAAANaU/WTkcyPW3XrsJ_hzoBSxJ8HYIv_FslAxRQCK4B/s72-c/button-892174_960_720.png
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2008/06/palestra-com-jornalista-e-assessor.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2008/06/palestra-com-jornalista-e-assessor.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy