26/07/2008

Histórias de um poeta!

Em 1994, lembro-me de estar no quintal da antiga casa de Guilherme Salla, também contando com a presença de Emerson Sitta, fabricando capas de papel reciclado para um livro de poesias artesanal intitulado "ABRA", de parceria de Emerson e Guilherme. Os dois são, além de amigos, parceiros musicais e artísticos, pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer nesta vida. Éramos adolescentes e fazíamos arte intensamente.
Alguns anos depois, lembro-me de andar pela cidade de Campinas junto com Emerson, vendendo um outro livro, intitulado "INÉDITO". Eram dias difíceis, de pouco dinheiro mas muita gana. Oferecíamos o livro para pessoas que circulavam nas proximidades da Praça Carlos Gomes (que até inspirou uma música), e também no Centro de Convivência.
No final de 2007 ou início de 2008, fui visitar Emerson, e sentado em sua sala, li muitas poesias de seu novo projeto poético, intitulado "O MELHOR É SEMPRE". Segundo me contou, o projeto todo foi elaborado ao longo de três anos. Não é um livro qualquer, onde se une poemas diversos.

"O livro tem uma composição mista de referências e interferências das canções Bossa Nova, experiências poéticas dos modernistas e até o rigor material dos poetas concretos. Porém, o mais explícito é o versejar cativante que parece complementar nossos diálogos íntimos. Poesia feita para ser tomada e retomada. "O Melhor é Sempre" foi feito para nos acompanhar e melhor que seja sempre." Conrad Pichler

Claro que além de amigo e parceiro, também sou fã deste poeta. Mas este post e a indicação do livro não faço na qualidade de amigo, nem de parceiro ou fã, mas sim como alguém que estuda e ama poesia, e que certamente reconhece os méritos desta obra.

No dia 16 de agosto de 2008, das 13:00 às 15:30h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, acontecerá o lançamento oficial do livro "O MELHOR É SEMPRE", na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

*
Emerson Sitta é graduado em Letras. Especialista em Literatura. Mestrando em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.