23/07/2008

Os benefícios de uma boa respiração

Ela pode ser usada para diminuir o stress, para a cura de problemas psicológicos e para renascer. Aprenda a respirar corretamente.


Antes de buscar novas praticas de respiração devemos nos perguntar o que é a respiração? O que significa respirar? Alda Girdwood, Psicoterapeuta Holística, diz que as pessoas sempre acreditam em falsas definições sobre isto. A psicoterapeuta sempre usa movimentos e técnicas diferentes para ativar a respiração natural de todo o corpo. Quando você aprende através do movimento, o corpo se lembra e aprende de uma forma mais profunda. Porque o movimento é algo que o corpo faz o tempo todo. E enquanto nos movimentamos e pulsamos, todo o corpo respira como um bloco único. Construir a unidade corporal é um pré-requisito para construirmos a unidade consciente de nosso ego fragmentado.
Para Alda, quando falamos sobre a respiração precisamos distinguir entre a respiração interna e a externa. A respiração externa é o nível físico de oxigênio que entra e sai dos pulmões. Mas atrás deste movimento de ar que entra e sai do corpo se esconde uma pergunta: quem ou o que controla o movimento no processo da respiração? Algo causa o movimento dos pulmões. "Chamar isto de "sistema nervoso autômato do corpo", não responde a esta questão, apenas esconde o problema debaixo de uma linguagem mecanicista. Há uma espécie de inteligência atuando no processo de respirar, que estamos interessados em conhecer. Estamos interessados em saber: “Como esta inteligência funciona”? Como ela decide quando e como devemos respirar? A resposta a esta questão nos leva a muitas outras questões sobre energias sutis e espirituais", explica a psicoterapeuta.
Praticando os exercícios de técnica da respiração, a pessoa aprenderá a respirar de forma a lhe trazer a paz mental, a saúde física, e a concentração. A técnica ensina os órgãos internos a se abrirem e a aprender a respirar. Aprendemos que a respiração não está limitada aos pulmões, que o fígado, o baço e os rins também respiram de uma forma sutil, percebida como uma pulsação regular e diferente, acontecendo dentro do corpo de uma forma energética e física.
Segunda Alda, é usado também a respiração da pele – que acontece quando você respira através dos poros da pele. Este método precisa de um treinamento energético e considera a pele como uma extensão externa da membrana dos pulmões. Eles se tornam, energeticamente falando, um único órgão. "Existem muitos métodos diferentes de respirar e isto é uma características básicas. A respiração ativa e expressa as funções rítmicas do corpo. Eles usam estes ritmos energéticos do corpo, como meios de comunicação com o corpo para manifestar a natureza viva ou cosmos.
- Devemos nos perguntar, quais são exatamente os benefícios que a respiração nos traz. Compreender isto é compreender a relação entre a respiração física e a respiração de nosso corpo energético. que é nada mais do que a soma total de todos os nossos canais de energia e toda a energia sutil de nossa mente/corpo e suas funções, que formam os traços de nossa personalidade. A maioria das pessoas não tem consciência desta relação porque vivem olhando o mundo como um mundo material cheio de coisas sólidas. Eles não olham o mundo como um processo energético.
A respiração cura todos estes problemas na mesma proporção em que surgiram, unificando a respiração física com a respiração sutil. A melhor forma de conseguir isto praticar a técnica da boa respiração.

Alda Girdwood vai ensinar uma prática simples de respiração:

 Em pé com os pés abertos na mesma distancia dos ombros. Relaxe a sua respiração, sorria e leve a sua atenção para o centro do corpo, para o nível do umbigo.
 Balance o corpo suavemente, inspire enquanto balança para frente, colocando o peso do corpo sobre a frente da sola dos pés, e expire enquanto balança para trás, colocando o peso do corpo no calcanhar.
 Quando inspirar, levante os braços levemente para cima, como se estivesse imitando as ondas. Quando expirar, deixe seus braços caírem suavemente. Suas mãos não tocam no corpo neste exercício, mas você pode imaginá-las pulsando e criando uma bola de energia que irradia de seu umbigo.
 Assim que sentir a sensação de onda crescendo, sinta-a penetrando profundamente em seu corpo, na dimensão interna do corpo, e pulsando novamente de volta para fora do corpo. Sinta esta onda se expandindo para fora, para além de seu corpo, para tão longe quanto consiga ainda sentir a sua pulsação. Pratique o tanto que quiser e se sentir bem. Você vai se sentir muito relaxado e energizado com este exercício.
 Quando terminar. Cubra seu umbigo com as mãos e preste atenção na vibração sutil e na sensação morna pulsante da energia fluindo em seu corpo.

Alda Girdwood, jornalista, psicoterapeuta holística, hipnóloga psicoterapeuta holística.

E-mail: aldhagrvrd@gmail.com

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.