17/10/2008

Quem está em crise??? - a crise de 2008


A pergunta é pertinente: quem está em crise? A todo instante, em todos os jornais, lemos, vemos e ouvimos a palavra crise acompanhando outras que não fazem parte do cotidiano do cidadão comum, como subprime, commodities e outras. Diante deste momento histórico, o assalariado pode não entender exatamente o que acontece, mas deve pensar: "todos falam disso, o negócio é sério".

Mesmo com o mundo em crise, os trabalhadores continuam se apertando em conduções em estado crítico, suportando nas ruas a violência, a fome, a sujeira e a Lei de Gerson em estado crítico, mas "acreditando" que apenas o mundo financeiro está em crise.

O pensamento comum, presente principalmente em pessoas de origem humilde, sempre acreditou que o presidente dos E.U.A. fosse uma espécie de Dono do Mundo. Nestas últimas semanas, tudo o que pudemos acompanhar, nos fez confirmar: cada vez que o Dono do Mundo se pronunciava sobre a crise, ela só aumentava. Quem é então o Dono do Mundo?

Qualquer cidadão, das Américas ou da Europa, está vendo seu dinheiro ser injetado em Mega Corporações, pois aparentemente, elas estão em crise.

"Executivos da seguradora AIG tiraram férias em uma exclusiva praia da Califórnia alguns dias após a companhia receber o empréstimo de US$ 85 bilhões do governo americano para continuar a funcionar, revelaram legisladores nesta terça-feira.

- Menos de uma semana após os contribuintes socorrerem a AIG, foi possível ver executivos da companhia bebendo vinho e jantando em um dos balneários mais exclusivos do país - disse o congressista democrata Henry Waxman ao comitê de supervisão e reforma governamental da Câmara de Representantes". (publicado na Folha de São Paulo)

Vale dizer que esta semana de férias destes executivos custou nada menos que US$ 440 mil, e o mais impressionante: em meio desta histórica crise financeira. Em um outro sítio, Update or Die, li um texto fabuloso, do qual reproduzirei alguns trechos:

"Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo. [...] Digamos que seja o dobro. Ou o triplo. Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo. Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse. Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia".

Velhos figurões da esquerda sorriem ao dizer: "o capitalismo está em crise". Velhos figurões da direita apenas dizem: "certamente, o mundo não será o mesmo". Mas, enfim: quem está em crise? Os executivos das Mega Corporações? O congresso americano que pressionou o presidente para aprovar mais 150 bilhões de dólares em projetos de interesse próprio? A Europa com seu 1.5 trilhões? A África? O socialismo chinês? O socialismo cubano? O capitalismo? Ou nós, meros mortais?

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.