Crianças sem carnaval...

Alguém se lembra da menina jogada pela janela de um prédio ano passado? Aquela menina, classe média, que sensibilizou o Brasil? Ah, o n...

Alguém se lembra da menina jogada pela janela de um prédio ano passado? Aquela menina, classe média, que sensibilizou o Brasil? Ah, o nome era Isabella, mas o sobrenome? Ah, sim: Nardoni! Com certa dificuldade lembramos do caso exposto exaustivamente pela mídia, ocorrido no seio de uma família classe média, mas infelizmente, milhares de crianças pelo país continuam recebendo maus tratos, e na maioria, os agressores são os pais. Estas crianças, agredidas, abusadas sexualmente ou mesmo assassinadas, crescem aos milhares em solo tupiniquim, porém, não recebem o olhar atento da mídia.

No dia 17/02 passado, "O Estado de São Paulo" publicou:
"Quanto maior o poder aquisitivo da família, mais velada fica a violência doméstica contra crianças e adolescentes. Quando se mora num apartamento de classe média, a prática de denúncia não existe. Quando há denúncia, é a escola que encaminha. Na cidade de São Paulo, 307 crianças e adolescentes morreram vítimas de violência doméstica entre 2000 e 2007. Em números absolutos, foram assassinadas no Brasil 8.700 crianças de 0 a 19 anos – em 2006, segundo o Ministério da Saúde. Em 1995, eram 5.638 assassinatos".

Parafraseando Nelson Rodrigues, parece que o brasileiro só é mesmo solidário no câncer, e somente nos casos fatais. No mais, tudo acaba em pizza e carnaval. Um caso recente, divulgado pela imprensa foi noticiado assim:

"O gerente de projetos Jacques D´Arc Cristiano Elias e Silva, de 46 anos, foi preso em flagrante na noite de anteontem acusado de abusar sexualmente de uma garota de 10 anos no Brooklin, zona sul de São Paulo". Importante ressaltar que Jacques é pós-graduado em Tecnologia da Informação pela USP e pai de duas filhas, enquanto a garota de 10 anos fazia malabarismos na rua para ganhar uns trocadinhos. Lígia Martins de Almeida, em artigo publicado no Observatório da Imprensa, brilhantemente escreveu:

"Em poucas linhas, temos o retrato de uma tragédia que merecia um desdobramento até maior do que o caso Isabella: uma menina de 10 anos, que não frequenta escola e faz malabarismos na rua para ganhar uns trocados, agredida por um homem de nível universitário, que é pai de duas meninas da idade de sua vítima.
Talvez esteja na hora da imprensa fazer um pouco mais do que noticiar. A imprensa escrita pode discutir o assunto e cobrar das autoridades, ONGs, escolas e educadores uma atitude mais objetiva para tentar mostrar às crianças que podem e devem se defender. E a televisão, que gasta tanto tempo com bobagens, poderia começar uma campanha de educação dos pais, mostrando que até uma ameaça de pôr a criança para fora de casa é um ato de agressão, e deve ser evitado. O que a mídia tem a obrigação de fazer é mostrar que a violência contra as crianças existe – existe em todas as classes sociais e precisa ser combatida".

Concordo com as palavras da jornalista, mas Lígia, pedir para que a televisão deixe de passar bobagens e comece uma campanha de educação vai contra a essência da televisão brasileira, vai de encontro com as políticas nacionais de (des)educação nacional e, principalmente, contra todo este "fast-food" informacional que nosso jornalismo se tornou, no qual seu lema máximo é: "noticiar sem apurar". Apurar pra quê? Educar pra quê?

Se algo der errado, como no caso de Paula Oliveira na Suíça, a mídia deixa o caso pra lá, como fez com Paula, ou muda o foco da notícia, ao invés de se desculpar por criar desconforto entre dois Estados publicando notícias sem a menor apuração. Afinal, estamos no Brasil, terra de carnaval, samba, funk, futebol, mulheres, praias e cerveja, e a mídia tupiniquim nunca foi severamente punida nem cobrada por nada, com exceção de poucos jornalistas e cidadãos sérios deste país. Infelizmente, milhares de crianças em 2009 não chegarão a ver o carnaval de 2010, e o povo brasileiro continuará participativo apenas em Big Brothers e bobeiras afins. O Brasil é ufanista e analfabeto funcional, e milhares de crianças são vítimas sem voz deste mesmo Brasil.

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Crianças sem carnaval...
Crianças sem carnaval...
https://4.bp.blogspot.com/-NggW-ECDVFw/WUqHsSSiCII/AAAAAAAAOVA/bQ7WHiF02-0PxqM5o94Dy1iTFkHRLn9MQCK4BGAYYCw/s400/children-sledging-silhouette.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-NggW-ECDVFw/WUqHsSSiCII/AAAAAAAAOVA/bQ7WHiF02-0PxqM5o94Dy1iTFkHRLn9MQCK4BGAYYCw/s72-c/children-sledging-silhouette.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/02/criancas-sem-carnaval.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/02/criancas-sem-carnaval.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy