11/03/2009

Cenas do Brasil (isto não é um filme)



1 - Foi necessário apenas cinco meses e a publicação do resultado do PIB de 2008 para que o governo entendesse que a crise não será somente uma “marolinha”, como disse nosso Presidente Lula. Creio que seja por este motivo que chamam o Brasil de país do futuro, pois tudo que acontece agora, só será compreendido no futuro.

2 – Existem apenas 154 países com tarifas de telefonia móvel de menor custo que o Brasil. Salvo algum engano, foram avaliados 155 países. Ainda assim, os tupiniquins estão entre os maiores consumidores de celular do mundo. Este fato deve ir de encontro com outra pesquisa, que revela nossa população como a maior consumidora de programas televisivos do planeta.

3 – Falando em televisão, ouvi uma frase lapidar: “a televisão iguala desejos, mas não iguala em possibilidades”. Esta frase pode ajudar a entender o crescente surto de violência e roubo em nosso país.

4 – Desigualdade social é uma das especialidades tupiniquins, além de carnaval, samba, futebol e cerveja, e neste ponto é que a violência atua sempre que falta o Estado, tentando minimizar estas desigualdades. São milhares ou milhões de Robin Hoods tirando dos ricos e dando para si mesmo.

5 – Nos últimos anos, a sociedade e a elite tem se assustado com o crescimento dos crimes entre jovens da classe média e alta. No intertexto fica subentendido: “violência e roubo é coisa de pobre, pois rico quando rouba é exceção”. Já as pessoas públicas, ou melhor dizendo, os políticos, não roubam (até porque nunca são presos ou condenados): apenas fazem parte dos jogos do poder, politicagem.

6 – Por falar em roubo, US$ 50 milhões de Daniel Dantas foram liberados nos EUA, visto que o banqueiro não foi condenado.

7 – Um bispo da Igreja Católica destruiu minha compreensão de mundo, ao condenar uma menina de nove anos de idade por ter abortado os filhos, frutos de um estupro de seu padrasto. E mais: ainda perdoou o estuprador. Como já disse Maluf: estuprar pode, matar não. Em homenagem a toda Igreja Católica, começo a escrever um novo romance: “O Padre Pedófilo”. Será baseado em inúmeros casos reais espalhados por todo o mundo.

8 – O Presidente Obamidas liberou as pesquisas com as células-tronco, além de permitir que a invasão do Iraque prossiga até 2011... Ops! Desculpem-me. Isto não tem nada com o Brasil. Ou tem?

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.