A tática midiática dos poderosos

Como diria o velho dito popular: a primeira impressão é a que fica. Neste sentido, a mídia e política brasileira caminham de mãos dadas. Gri...

Como diria o velho dito popular: a primeira impressão é a que fica. Neste sentido, a mídia e política brasileira caminham de mãos dadas. Grita-se bem alto uma notícia aparentemente boa. Depois se faz um pequeno ajuste que já não merece sequer a manchete de um jornal. Por fim, faz-se um outro ajuste, por sinal, o mais terrível, e como a notícia já está meio velha e brasileiro não gosta muito de acompanhar o processo político (seja qual for), este terceiro ajuste ganha apenas uma nota, perdida, lá no meio do jornal impresso (pois telejornal nem fala mais nada).
No Senado brasileiro, denúncias estão surgindo de todos os lugares, principalmente depois da vitória de José Sarney para sua presidência. O momento parece desfavorável para a velha família do Coronelismo Eletrônico Maranhense, mas Sarney não é novo no exercício político, e tenta lidar da melhor forma com os acontecimentos. Leia o trecho extraído da Folha de São Paulo, publicado em 18/03/2009, a respeito dos Diretores do Senado Federal:
"A assessoria do presidente do Senado, José Sarney, informou hoje à noite que a Casa conta com 181 diretores. Essa é a terceira versão do Senado para o número de diretores. Primeiro, o Senado informou que eram 131. Depois corrigiu para 136, e agora elevou o número para 181."
Isto é apenas um pequeno exemplo, talvez até de pequena importância, mas que serve para ilustrar a parceria mídia-política brasileira. Profissionais do marketing, comunicação e publicidade assessoram muito bem nossos políticos e governos em geral. A primeira notícia sempre causa impacto e fica guardada na mente desavisada e alheia da população. Posteriormente, todo e qualquer reajuste prático numa obra ou ação política já não tem o mesmo interesse, já não causa o mesmo impacto, e assim se manipula a opinião pública.
Como outros exemplos, basta lembrar de Sérgio Cabral, ao assumir o Governo do Estado do Rio de Janeiro, prometendo uma forte renovação na saúde pública do estado, visitando hospitais e ganhando amplo espaço da mídia. Como estão os hospitais? Basta perguntar pra qualquer morador da capital que utilize os serviços. Na mesma linha, Eduardo Paes, ao assumir a prefeitura do Rio de Janeiro veio com seu Choque de Ordem, prometendo organizar a cidade com diversas medidas. Na prática, os camelôs saem correndo quando chega o tal Choque, e no mais, moradores de rua estão sendo transferidos das ruas da Zona Sul para as ruas da Zona Norte. Enfim, a primeira impressão é a que fica (não para mim).

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A tática midiática dos poderosos
A tática midiática dos poderosos
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/03/tatica-midiatica-dos-poderosos.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/03/tatica-midiatica-dos-poderosos.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy