16/04/2009

Governo reduziu meta de superávit

Foi anunciado ontem, 15/04, a redução da meta do superávit para 2,5% do PIB. A medida visa injetar recursos na economia para reverter impacto da crise sobre o PIB. Para quem desconhece o significado, segundo publicado na Folha de São Paulo em 2005:
"Superávit primário do setor público consolidado é o quanto de receita o governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais conseguem economizar, após o pagamento de suas despesas, sem considerar os gastos com os juros da dívida."
Em outras palavras, superávit = receita - dívida (desconsiderando os juros). Com esta redução, o Governo opta por fazer maiores investimentos no país. A medida tomada tem por base o crescimento do PIB. De qualquer modo, o corte na taxa de juros Selic é essencial, para que a relação dívida/PIB mantenha-se próxima dos resultados de 2008. Os números econômicos do Brasil estão melhores do que na maioria de outros países, mas a atuação sensata do Banco Central e do Governo Federal é importante para voltarmos para um crescimento significativo em 2010.

Um comentário:

  1. Fala, Marcelo! Como vc tah, cara? Quanto tempo, hein... Comunica Tudo sempre e comunicando todo o tipo de informação. Eu estou trabalhando continuamente no meu blog, escrevendo matérias e etc. É uma forma de me manter sempre em atividade, mesmo ainda não estagiando. Tô numa fase produtiva. Escrevendo, escrevendo e escrevendo.
    Saudade dos teus comentários. Abraço!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.