O poder que traga o povo

Em primeiro lugar, tenho de dizer que não sou pró nem contra o fumo. Aliás, não é sobre o cigarro ou sobre fumantes passivos e ativos que qu...

Em primeiro lugar, tenho de dizer que não sou pró nem contra o fumo. Aliás, não é sobre o cigarro ou sobre fumantes passivos e ativos que quero falar, mas sim de um mecanismo cristalizado em todo o povo brasileiro: o conformismo incontestável. Na verdade, aproveito-me de recente aumento de impostos federais sobre o cigarro para expor este mecanismo cerebral tupiniquim.
O próprio uso da palavra mecanismo para se referir ao processo de conformação nacional não foi aleatório, pois significa um conjunto de elementos rígidos, móveis apenas entre si e em relação aos próprios elementos, cujo propósito é a transmissão da força em questão: a conformação. Diminui-se o IPI dos carros e aumenta-se dos cigarros, como correção ou ajuste de arrecadação de impostos. Os não-fumantes aplaudem, como se o sábio governo estivesse propondo uma questão ampla para a saúde nacional. Burrice, pois o que se quer é corrigir a arrecadação governamental de um povo que já se encontra num país dentre os mais burocráticos e caros (para o povo) de todo o mundo.
Hoje é o cigarro, amanhã será outro produto, que certamente atingirá os não-fumantes e os fumantes e até mesmo quem ainda nem sabe o que é fumar. Até Serra, governador de São Paulo de olho no Planalto, uma vez que ganhou espaço midiático enquanto era ainda Ministro da Saúde, não deixa de angariar a atenção servil de toda uma nação também na área da saúde, proibindo o fumo em locais fechados, públicos ou privados. A ruína do espaço público em favor do privado já não é novidade para ninguém que saiba ler (e não seja analfabeto funcional), acompanhando debates sobre o assunto, mas a determinação até para espaços privados? Foi mais uma vez aplaudida pela maioria. Como disse meu caro amigo Guilherme Salla em seu blog:
"O governo federal sobretaxa em 30% a fumaça do cigarro e isenta de impostos a fumaça dos automóveis! O governo do estado criminaliza o fumante, mas continua arrecadando às suas custas." E completo dizendo que o povo brasileiro continua imóvel na fumaça da conformação.
Na maioria dos países do mundo, quando se quer melhorar questões relativas à saúde pública, investe-se em hospitais, melhora-se a renda de todos e diminui-se a desigualdade social para que todos possam viver bem. No Brasil, aumenta-se o imposto sobre o cigarro, diminui-se o imposto sobre carros (a poluição dos automóveis não provoca algo semelhante aos fumantes passivos?) e não se permite o fumo em locais fechados. Todo mundo aplaude.
Enquanto isso, senadores e deputados federais continuam fazendo a festa com dinheiro público e, muitas vezes, fumando charutos importados; o presidente promete a construção de um milhão de casas, só não se sabe onde, quando e como; o bolsa família é o programa federal que torna o presidente o mais popular da história, embora o benefício seja pago com dinheiro público e quem leva a fama é Lula; a educação no Brasil continua produzindo um montante de 75% de analfabetos funcionais; a telefonia celular ainda está entre as mais caras do mundo, mesmo com a livre concorrência como promessa de custos menores; estima-se que, se investido corretamente, em cem anos o Brasil tenha saneamento e esgoto em todo seu território, e assim por diante. O povo está sendo tragado e continua aplaudindo, como um bom fumo de rolo.

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,43,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,83,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1004,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,11,Vídeos,40,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O poder que traga o povo
O poder que traga o povo
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/04/o-poder-que-traga-o-povo.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/04/o-poder-que-traga-o-povo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy