22/04/2009

Você sabe ler as imagens ao teu redor?

A capacidade de ler imagens é muito importante nos dias atuais. Ler uma imagem significa reconhecer os signos nela existentes, dando-lhe a devida contextualização. Para testar nossas capacidades de leitura imagética, façamos um pequeno teste. A proposta é simples: olhar cada foto abaixo e dizer em qual país foi realizada. Testaremos, assim, nossa sensibilidade e conhecimento geográfico, social e cultural.

Bem, para todas as seis imagens acima a resposta é uma só: Brasil. A idéia deste post surgiu através da leitura de "O povo brasileiro", de Darcy Ribeiro. Em determinado ponto do livro, Darcy escreveu que as distâncias entre as classes sociais brasileiras são tão grandes que se parecem com as distâncias entre povos distintos. Olhando para estas fotos e outras que poderiam estar aqui, vejo que não há como discordar.
Este distanciamento social, cultural e econômico pode ser interpretado como uma espécie de escravidão, na qual a carta de alforria é a ascensão financeira. O preconceito social é igual ou pior que o preconceito racial. A violência que assola cidades talvez seja fruto de toda espécie de violação dos direitos de um ser humano, em nome da lógica animal do mercado: sobrevivência. Enquanto sobreviventes, os homens entendem que devem garantir sua parte e ponto final. Quando a violência bate à nossa porta, responsabilizamos o Estado. Os governantes justificam muitas de suas ações por pressões econômicas. Para se pressionar economicamente, é preciso de capital. Pesquisa recente no Brasil revelou que apenas 3% da população pode comprar artigos de luxo: Ferrari, jatinho ou iate. Este tipo de mercado cresce em média de 25% ao ano. Eu, enquanto integrante dos outros 97% da população, faço uma pergunta: você sabe ler as imagens ao teu redor?

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.