Manuel Bandeira e a mídia

O texto a seguir está nas páginas 130 e 131 do livro Crônicas inéditas I, organizado por Júlio Castañon Guimarães, que traz outros 112 artig...

O texto a seguir está nas páginas 130 e 131 do livro Crônicas inéditas I, organizado por Júlio Castañon Guimarães, que traz outros 112 artigos inéditos do poeta Manuel Bandeira (1886-1968). É um dos poucos registros da atividade do poeta como observador da imprensa de sua época, escritos com elegância e sensibilidade.
A imprensa do Rio conta mais um órgão de valor no matutino Diário Carioca, lançado à circulação pelo senhor E. de Macedo Soares.
O Diário Carioca, sastisfez, desde o número inicial, à primeira exigência que se faz a um jornal: o bom aspecto gráfico. Nesse ponto ele é infinitamente superior à primeira folha editada pelo mesmo senhor Macedo Soares, O Imparcial, que materialmente não passava de uma espécie de edição Quaresma¹ do Excelsior de Paris.
O cabeçalho, os títulos, a distribuição da matéria, os tipos, tudo isso que entra para definir a fisionomia de um jornal, dá ao novo diário uma aparência de elegância que até agora, na imprensa carioca, só O Jornal possuía. Como a folha do senhor Assis Chateaubriand, o Diário Carioca é um jornal "bem forte".
O Rio, todos sabemos, tem uma imprensa de primeira ordem, sobretudo no que respeita à reportagem, que é ágil e dotada daquele instinto de oportunidade que faz os bons forwards e os bons reporters. Em todo jornal carioca a "linha", como se diz na gíria do football, é veloz. Sabe escapar e shootar a goal.
O defeito que estraga tão belas qualidades é o de certos teams que jogam para a galeria das gerais. Daí uma lamentável quebra de elegância, que é a falha mais sensível da imprensa do Rio.
Os jornais têm um ar desmanchado, fussy² às vezes repugnantemente sentimental, sempre exagerado, a começar pelas cabeças das notícias, nas quais se faz todos os dias a chantagem do sublime.
Depois de um crime menos banal ou de um vôo transatlâmtico para o Brasil, a imprensa do Rio me dá impressão de uma casa de cômodos da rua Senador Eusébio quando a d. Júlia Lavadeira acabou de meter a mão na cara da Chica do Alfredo.
O Jornal nesse ponto é mais controlado que os seus colegas. Por isso me agrada. Acho um prazer para os olhos correr a vista em gazetas desse feitio. Me dão, pela reserva e concentração da matéria editorial, uma sensação de boa educação, daqueles hábitos vigilantes que suprimem os reflexos inutéis e... a pouca-vergonha útil. [Publicado em A Província (PE), em 30 de agosto de 1928]
1 Referência à Editora Quaresma, de Pedro da Silva Quaresma, que publicava livros baratos e populares.
2 Em inglês, "piegas".
(Escrito por Manuel Bandeira)
(Publicado originalmente no sítio do OI).

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Manuel Bandeira e a mídia
Manuel Bandeira e a mídia
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/05/manuel-bandeira-e-midia.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/05/manuel-bandeira-e-midia.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy