25/06/2009

As análises do Google sobre Comunica Tudo.

Desde o dia 18 de junho de 2009, poucos dias, instalei o tal Google Analytics neste blog. Para quem não sabe, é uma ferramente que oferece análises sobre os visitantes de seu blog, desde o tempo que permanece lendo até a cidade de origem, passando pelo navegador utilizado e assim por diante.
Este humilde blog completou um ano em 06 de maio de 2009 e durante este tempo nunca tive curiosidade sobre tantos detalhes. Somente semana passada me animei a instalar o Analytics, ferramenta gratuita do Google, por curiosidade. Tive trabalho até conseguir seu perfeito funcionamento e logo no primeiro dia me assustei com a quantidade de dados oferecidos.
Não vou expor aqui a enorme lista de dados e números. Pra ser sincero, esta ferramenta do Google é tão detalhista que este humilde blog ainda tem dificudades em absorver toda a informação; aliás, é possível que nem precise de tantos dados assim. De qualquer forma, é interessante saber que em sete dias de funcionamento, já recebi visitas oriundas de Portugal, Inglaterra, EUA, África do Sul, Itália, além do Brasil. Não pensei que estas palavras pudessem chegar tão longe.
O lado ruim da história é que a ferramenta oferece uma tal Taxa de Rejeição. Refere-se ao usuário que entra no blog (quase sempre vindo de sítios de busca) e lê apenas um post ou logo vai embora. Como forma de diminuir esta taxa, recomenda-se mudar assuntos abordados e trazer variedades de assuntos mais populares. Deste modo, facilmente, o blogueiro vai procurar falar de assuntos mais populares e tudo torna-se um tanto homogêneo. Não é minha intenção.
Não tenho dúvidas que falar de famosos, novelas ou fofocas atrairá muito mais leitores, mas quantidades enormes de leitores não significam qualidades. Desde o início deste blog recebo comentários e e-mails elogiando meu pequeno trabalho de leitores assíduos. Muitos destes são amigos conquistados ao longo da vida, e muitos são pessoas que vejo raramente. Dialogar com esta gente por este blog, para mim, é fantástico.
Ser popular não é minha intenção, então, manter minhas taxas de rejeição em altos índices me parece muito bom. Sinto muito, mas não escreverei sobre qualquer bobeirinha para ser mais popularesco. Este blog é independente, ou seja, o tempo que gasto lendo e escrevendo é patrocinado por mim mesmo. Manterei meu método anárquico (sem governo alheio) de seleção de temas e assuntos. Agradeço muito a visita de todos e mantenho-me firme no propósito de comunicar tudo o que favorecer ao pensamento, conhecimento, arte e indignação política e social. No mais, muito obrigado aos 94 visitantes destes últimos 7 dias.

Um comentário:

  1. Olá meu querido amor,

    Quero te parabenizar pelo investimento em seu site. Sei que suas palavras fluem facilmente porque este blog é VOCÊ.
    Já estamos cansados de produção em série de besteirois.
    O seu blog é pra quem tem faro refinado.
    O Brasil precisa de escritores que tenham a coragem de escrever sem medidas, como você.
    Sei que existem alguns mas, infelizmente, seduzidos pelo capital, faz com que tudo seja mastigado, triturado e amassado.
    Muitos beijos, parabéns pelo seu trabalho!
    Eu te amo! Acredito em você!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.