26/06/2009

Dizem que Michael Jackson morreu...

O mundo todo já sabe: Michael Jackson morreu. O título é apenas um convite para reflexão, pois nenhuma personalidade é tão diluída quanto a dele. Não sei se diluída é a melhor palavra. Sem dúvida está entre os artistas mais admirados do mundo e sua morte só fará aumentar sua fama, sua lenda.

Desde que ouvi falar neste artista pela primeiras vez, lá pelos idos 1983, já ouvi as mais variadas afirmações e conjeturas possíveis. Dizem que tinha vitiligo. Dizem que clareou a pele porque não queria parecer com o pai. Dizem que foi abusado sexualmente e espancado quando criança. Dizem que abusou de outras crianças. Não vai demorar para que alguém diga: dizem que Michael Jackson morreu.

Abuso sexual é assunto que, verdadeiro ou não, movimenta mídia e povo em geral, todos enfurecidos ou disfarçadamente calmos. Vide o caso recente de DJ Marlboro. O fato é que suposto abuso sexual rendeu um acordo milionário aos pais da criança. Isto é fato. Os pais consentiram em deixar a criança dormir com o artista. Isto é fato. O resto é investigação, maledicência ou processo judicial.
Michael Jackson não foi somente um artista negro, mas um negro que se tornou branco, um homem que também parecia mulher. Casou-se com a filha de Elvis Presley e vivia em um rancho chamado Neverland, o mesmo que acabou vendendo por dívidas (segundo dizem). Provavelmente, um fenômeno pop que o mundo não mais testemunhará por diversos motivos.

Particularmente, não defendo nem acuso a pessoa Michael Jackson. Prefiro ficar com o artista, o cantor, o dançarino e tudo o mais. O resto não me compete julgar. Naquele 1983, com seis ou sete anos, lembro-me de ter uma camiseta amarela de Michael e de minha tia, que estava indo morar nos EUA, perguntar se eu queria algum presente. A resposta foi direta: "quero qualquer coisa de Michael Jackson". No mais, continuarei ouvindo a música que está em meu carro neste último mês, gravada com o Olodum: "They don't really care about us".

2 comentários:

  1. Essas especulações são uma droga...
    Como este povo é medíocre, enche a cabeça de merda! O povo que se contenta com merda....!
    Caso de pedofilia é crime: Sim!
    Michael é pedófilo...? Como é que vou saber caralho!! Cansei de ficar horas ouvindo a TV.
    E tem outra coisa...nos últimos tempos, ouvia-se mais notícias sobre a "Possivel" decadência de Michael do que TUDO o que ele representa pras artes.
    Detesto as pessoas.
    Prefiro o Jackson. Preto, Talentoso, viado e com um rebolado lindo!
    Ooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. O que vou dizer sobre o Michael. Andam dizendo tanta coisa...

    É isso.

    Andam dizendo tanta coisa sobre o Michael que vou apenas dizer que aceito e não aceito, concordo e discordo, acredito e não acredito...

    Eu já vi isso em outros tempos...

    Dizem que o Paul, o que tocava baixo naquela banda... Beatles, também morreu

    E tem um tal de Elvis, dizem que ele morreu também...

    Outro dia encontrei a Janis, passou pela minha janela... desculpem, essa foi um delírio.

    Michael, rei do pop?

    Será?

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.