Os dois Brasis num só Brasil.

Existem dois Brasis dentro do Brasil. Um deles é utópico. O outro é impraticável. O Brasil utópico é aquele das pessoas que minimamente dedi...

Existem dois Brasis dentro do Brasil.
Um deles é utópico.
O outro é impraticável.
O Brasil utópico é aquele das pessoas que minimamente dedicam a vida (ou parte dela) para construir um país melhor, uma cidade melhor, um bairro melhor ou uma rua melhor. Mesmo desgastados pela vida prática e falta de esperança continuam a fazer a única coisa que sabem, viver em acordo com a ética, o conhecimento, a reflexão. Viver lecionando, escrevendo, compondo, pintando, criando. E quando outros perguntam, "escreves poesia para quê, ninguém lê poesia neste país", ouve-se algo como "eu costumo ler e sempre". Já é alguém.
O outro Brasil é o impraticável. Quer dizer, é a parte do país que arruina o país nas práticas abusivas, apoiadas numa nação apática. Parece contraditório, mas este Brasil acaba com o outro Brasil na prática. E não se cansam de levantar bandeiras e discursos prolixos ou históricos que, no fundo, nada dizem. Pois este é o Brasil da prática, não do conhecimento, nem da reflexão, nem da ética, e sim da experiência, do Jeitinho Brasileiro, da malandragem.
O Brasil utópico sabe o que fala e o faz com propriedade, mas só tem o poder da fala. Sei que não é pouco, mas num país como o nosso é pouquíssimo. Enquanto isso o Brasil impraticável é o que mais fala, e quase sempre fala besteira. Mas o poder dele é outro: é o capital, o mandonismo, o coronelismo, o patronato e assim por diante. Embora fale muita besteira, este Brasil impraticável é ouvido por 3/4 de população incapaz de compreender o que ouve ou lê, isso quando ouve ou lê.
O Brasil utópico se emociona por viver num país onde o potencial humano continua sendo o único a não ser explorado. Sabe das belezas naturais, culturais e artísticas de seu país. O Brasil impraticável é o que desmata a natureza para plantar soja e criar gado, reduz o que acha que é cultura ao carnaval e massifica a arte brasileira, e ainda despeja um belíssimo discurso por cima de tudo o que faz, vangloriando-se de seus atos quase messiânicos.
O Brasil utópico chora em silêncio, escondido, ou apenas lamenta num livro seu profundo desgosto com o país para o qual tanto fez. O Brasil impraticável grita, vocifera e chora em rede nacional para dizer que é inocente e está sofrendo perseguição, que não merece tudo o que está passando em sua vida.
O Brasil utópico fuma, se não fuma então bebe e se não bebe ao menos tem úlcera, de nervosismo sufocado, de saber o que está errado mas só ter o poder da fala. O Brasil impraticável quase sempre fuma e bebe e nunca terá úlcera, pois sabe que é inatingível. Sabe que para algo lhe acontecer, haveria de ter uma revolução educacional em todo o país e até o povo mudar de vida seriam anos ou décadas suficientes para ganhar muito dinheiro, comprar castelo, emissora, jornal, empresas, envelhecer e fugir ou então morrer.
Estes são os dois Brasis vivendo num só país. O Brasil utópico nunca realizará seus ideais e o Brasil impraticável, embora se chame impráticavel, é o que perverte os nomes e a ordem e acaba praticando tudo o que quer.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Os dois Brasis num só Brasil.
Os dois Brasis num só Brasil.
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/06/os-dois-brasis-num-so-brasil.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/06/os-dois-brasis-num-so-brasil.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy