A arte em massificar

A arte se tornou produto, e como tal, obedece à lógica de mercado. A expressão deixou de ser artística e se tornou propriedade das consciênc...

A arte se tornou produto, e como tal, obedece à lógica de mercado. A expressão deixou de ser artística e se tornou propriedade das consciências unificadas e obedece à lógica conformada e massificada na maioria. O sucesso e a fama envolvendo artistas e outras celebridades (estado de célebre) é o objetivo majoritário pretendido, perdendo importância o que se é ou o que se faz para valorizar o que se mostra ou exibe. Vale mais expor qualquer produto do que criar uma obra de arte: é vital ser visto. Além disso, desde o surgimento da indústria cultural, tornou-se raro um artista ser proprietário daquilo que produz.
Marisa Monte lutou para ser proprietária de suas criações e como caso único no país teve êxito. No mais, autores têm os direitos nas mãos de empresas se quiserem circular pelo mercado, ou então, serão donos das obras sem circulação ou com restrições de alcance no mercado. A internet alterou um pouco este cenário, mas a ideologia global ainda é majoritária ao ditar as regras do consumo. O dilema é cruel e implica na própria subsistência do artista ou autor. Aos que se permitem viver fora do mercado, uma vida modesta e muitas vezes dura é o que lhes aguarda.
As conquistas humanas, por sua evolução intelectual e artística, encontram-se submetidas à lógica do mercado e nem mesmo a ciência e o mundo acadêmico se encontram afastados. Tudo está destinado a se transformar em produto e, não raro, antigos intelectuais têm hoje discurso político e social diferente de outros tempos, pois se encantaram pela fama e a riqueza.
Para engendrar todo este sistema de manipulação, não devemos pensar a existência de meia dúzia de pessoas naturalmente más degradando a humanidade no controle absoluto do mundo. Devemos entender o desejo de lucros sem fim, aliado ao desejo de poder que o capital oferece no capitalismo, cria as conseqüências das quais somos vítimas coniventes.
A arte deveria articular-se como máquina de guerra tendo em foco a transformação social, política e filosófica, mas tudo o que surge atualmente não se aproxima disto. A imensa variedade de produtos oferecidos é cada vez mais homogênea e ilusória e o consumo parece ser o objetivo principal da maioria dos indivíduos, unificados pelo speculum e olvidados da arte e da vida.
Por Marcelo A. D'Amico

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A arte em massificar
A arte em massificar
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/07/arte-em-massificar.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/07/arte-em-massificar.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy