A falsa pesquisa eleitoral do Datafolha.

(Artigo escrito por Rodrigo Vianna e publicado aqui ) A "Folha" é aquele jornal que publicou, na primeira página, uma ficha fajut...

(Artigo escrito por Rodrigo Vianna e publicado aqui)
A "Folha" é aquele jornal que publicou, na primeira página, uma ficha fajuta da Dilma Roussef, para colar na ministra a pecha de "terrorista". A ficha era falsa; e a pesquisa é verdadeira?
A "Folha", pega no flagra, demorou mais de um mês para "apurar" o pequeno deslize. No fim, publicou uma reportagem inesquecível, em que afirmava, depois de consultar especialistas: "autenticidade não podia ser assegurada, bem como não podia ser descartada" - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u587549.shtml.
Um primor.

Bem, o mesmo vale para essa última pesquisa DataFolha? Não é possível dizer que a pesquisa seja verdadeira. Mas também não é possível dizer com certeza que seja falsa.
Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com, afirmou com todas as letras (antes do último DataFolha ser publicado no domingo) que uma pesquisa com dados falsos estaria sendo preparada, para ajudar Serra - http://edu.guim.blog.uol.com.br/.
Domingo, quando saiu o DataFolha, Eduardo insistiu: trata-se de uma fraude, e estampou em seu blog o título "Datafraude". A informação do Eduardo não podia ser confirmada, mas também não podia ser descartada.
Tudo ficou ainda mais estranho agora.
Três dias depois do DataFolha, o Vox Populi trouxe números bem diferentes daqueles apresentados pelo jornal da ditabranda.
Comparem o cenário principal, segundo os dois institutos:
===
DATAFOLHA
1) Serra 37% 2) Dilma 16% 3) Ciro 15% 4) Heloisa Helena 12%
VOX POPULI
1) Serra 30% 2) Dilma 21% 3) Ciro 17% 4) Heloisa Helena 12%
===
Há algo de podre aqui!
Alguém está operando no limite da irresponsabilidade? Ou no limite da margem de erro? Estou apenas testando hipóteses.
Os números do DataFolha não podem ser confirmados, mas também não podem ser descartados.
Qual a pesquisa verdadeira?
Verdadeira, notamos todos, é a torcida dos Frias em favor de Serra - que já foi editorialista na alameda Barão de Limeira e, segundo uma fonte minha, ligava constantemente para o jornal nas campanhas de 2002 e 2006, para obter em primeira mão números de pesquisa e manchetes que seriam publicadas no dia seguinte.
Na manchete on line do último domingo, o jornal da ditabranda comemou: "Serra lidera; Dilma e Ciro empatam em segundo" - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u610260.shtml.
O Eduardo Guimarães preferiu cravar: "Datafraude"!
E agora? A essa altura você acreditaria mais no DataFrias ou no Eduardo Guimarães?
Vox Populi, vox Dei.
DataFolha = DataSerra? Esse é um fato que não pode ser comprovado. Mas também não pode ser descartado.

Última observação: a pesquisa Vox Populi foi a campo antes do DataFolha. Demorou para ser divulgada... Foi proposital? O Vox Populi teria guardado os resultados, para apresentá-los depois da "Folha", e assim desfazer uma suposta manobra numérica do jornal ditabrandista?
A hipótese não pode ser confirmada, mas também não deve ser descartada.


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,43,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,83,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1004,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,11,Vídeos,40,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A falsa pesquisa eleitoral do Datafolha.
A falsa pesquisa eleitoral do Datafolha.
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SowXhmockuI/AAAAAAAAAyY/G-bqu-iWmds/s400/ficha_dilma1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SowXhmockuI/AAAAAAAAAyY/G-bqu-iWmds/s72-c/ficha_dilma1.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/08/falsa-pesquisa-eleitoral-do-datafolha.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/08/falsa-pesquisa-eleitoral-do-datafolha.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy