21/08/2009

Record compra documentário censurado

"A Rede Record não desiste da briga com a Rede Globo. A emissora acaba de comprar o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" ("Beyond Citizen Kane"). Segundo a Folha Online, a aquisição saiu por US$ 20 mil.

O documentário inglês dirigido por Simon Hartog e produzido por John Ellis mostra o poder que a emissora do empresário Roberto Marinho tem no Brasil. Por isso, a comparação com Charles Foster Kane, magnata das comunicações vivido pelo cineasta Orson Welles em "Cidadão Kane" (1941).

A Record já havia tentado comprar o documentário nos anos 90 e sempre veiculou trechos da filmagem para provocar a concorrente. O filme chegou a ser citado no "Repórter Record" de domingo (16).

O documentário exibe depoimentos de peso como o de Leonel Brizola (1922-2004), Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), Luiz Inácio Lula da Silva e Chico Buarque. "Nada se faz [no Brasil] sem consultar o dr. Roberto Marinho. É assustador", diz Chico, no início da fita.

Agora a briga promete pegar ainda mais fogo, se isso for possível." - Adnews.

Comentário: eu assisti o documentário em 1995, em VHS, numa das cópias piratas que circulavam silenciosamente pelo Brasil, visto que a Globo censurou sua exibição. De 1995 até 2009 já assisti várias outras vezes, inclusive pelo Youtube. Imperdível.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.