Suplicy, Dolabella, Deus e Zweig.

(Escrito por Marcelo A. D'Amico) Existe uma espécie de tríade que compreende o homem: sentir, pensar e agir. Tudo o que fazemos passa po...

(Escrito por Marcelo A. D'Amico)
Existe uma espécie de tríade que compreende o homem: sentir, pensar e agir. Tudo o que fazemos passa por esta tríade, nesta ordem. A maior influência de um ou outro existe, mas diante de um evento primeiro sentimos, depois pensamos para só então agirmos. Os problemas surgem quando analisamos cada aspecto separadamente, ou seja, quando começamos a perceber a complexidade de cada um em nós, o que é mais determinante para cada pessoa, sem que se exclua a tríade do ser.
Todo homem tem sentimentos, ainda que não os saiba compreender ou expressar. Mas um homem que tenha nascido e vivido isolado do contato de outros não desenvolverá seu pensamento. Ficará desprovido de linguagem, cultura, conhecimento e abstração nas formas como as entendemos, pois estes atributos surgem do contato e convívio com outros homens. Mesmo ações básicas, como andar, poderiam ficar comprometidas neste isolamento. Teria este isolado seus sentimentos primários, mas estaria desprovido de pensamento e linguagem. De qualquer forma, agiria para sua sobrevivência, com determinada eficiência ou não.
O exemplo acima serve para ilustrar um caso no qual a tríade sentir, pensar e agir ficaria comprometida, enfraquecida, servindo-nos de base para compreender o povo brasileiro, majoritariamente analfabeto funcional (75% da população). Na prática, significa que 3/4 de nosso povo tem o pensamento (principalmente os mais complexos e estruturais) altamente comprometido. Sendo assim, a base essencial de suas ações fica no plano sentimental, emocional. Sem dúvida que os sentimentos são importantes e possuem uma lógica, mas é uma lógica tão própria que beira a falta de lógica quando não complementada por pensamentos.
Por sermos um povo majoritariamente sentimental, emocional, somos movidos por energias mais primárias que não são lapidadas ou trabalhadas pelo pensamento; por isso somos egoístas, hipócritas, machistas, racistas, religiosos, carnavalescos e fragmentários.
Fragmentários por não sermos capazes de compreender o todo. Carnavalescos porque somos dados a alegrias e festejos. Religiosos porque somos enfraquecidos de civilidade, cidadania, sociedade e política, pedindo para Deus o que os homens do poder deveriam nos fornecer. Racistas porque julgamos não só pela cor da pele, mas pela condição social, pelo credo, pela origem, pelo trabalho, pelo sotaque. Machistas porque adoramos as mulheres que exibem seus corpos (ou bundas e peitos) e nada mais: homens adoram mulheres por seus corpos e mulheres exibem seus corpos para serem adoradas. Hipócritas porque saímos para as ruas exigir moralidade política dos mesmos homens que elegemos por décadas e décadas; porque nos dizemos religiosos mas somos coniventes com uma polícia que mata bandidos e traficantes; porque maldizemos autoridades que roubam dinheiro público mas fazemos de tudo por nossos próprios benefícios; porque estamos entre os países mais consumistas do mundo, sujamos vias públicas, soltamos balões, mas pedimos para salvar a Amazônia.
Neste ambiente social, de homens enfraquecidos ou desprovidos de pensamentos, vivem os brasileiros. O mesmo país que “condena” (pelo menos em discurso) a agressão física contra mulheres (Lei Maria da Penha) mas dá um milhão de reais para um ator de dotes artísticos duvidosos e processado por agressão física, inclusive filmada. O mesmo país no qual a mídia (CQC, Pânico na TV, Brothers e afins) adora políticos como Suplicy que cantam musiquinhas no Congresso, apresentam cartão vermelho na tribuna, mas nos últimos anos tem tido pouquíssima atuação política relevante (85% de projetos com pouco ou nenhum impacto). Tudo se tornou um imenso circo sentimental neste país, um discurso tão absurdo que fica difícil contra-argumentar, dado o nível intelectual de nossos interlocutores.
Semana passada vi alunos saindo bastante confusos de uma aula na qual o professor havia dito que era ateu. Pronto! Foi o suficiente para odiarem este professor, sem sequer ouvir os motivos ou razões que o levam a PENSAR desta maneira. Nada contra quem não conceba um mundo sem Deus, eu mesmo acredito em Deus, mas ter uma reação tão emotiva diante de um professor que, em minha opinião é o melhor que já tive, parece-me absurdo, ou melhor, tipicamente brasileiro. Não se ouve um discurso como um embate de idéias, mas sim como ofensa pessoal. Somos sentimentais demais, frágeis demais, ofendidos e ufanistas demais. Nossa tríade (sentir, pensar e agir) está completamente comprometida com discursos ilógicos e sentimentais, com debates calorosos sobre coisa nenhuma, defendendo argumentos fragmentários e hipócritas. Sem um sério e amplo projeto educacional, nosso país jamais será o país do futuro, como escreveu na década de 1940 o escritor austríaco Stefan Zweig.

COMMENTS

BLOGGER: 5
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Suplicy, Dolabella, Deus e Zweig.
Suplicy, Dolabella, Deus e Zweig.
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SpVbhAgHQJI/AAAAAAAAA34/IncehTDSutw/s200/stefan_zweig_3.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SpVbhAgHQJI/AAAAAAAAA34/IncehTDSutw/s72-c/stefan_zweig_3.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/08/suplicy-dolabella-deus-e-zweig.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/08/suplicy-dolabella-deus-e-zweig.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy