"Embaixada do Brasil está militarizada"

Da Revista Forum - Segundo a emissora venezuelana Telesur, a polícia cortou a energia elétrica na cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras...

Da Revista Forum - Segundo a emissora venezuelana Telesur, a polícia cortou a energia elétrica na cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras – o que pode se estender para todo o país – assim como o sinal do canal de televisão 36 e até mesmo o abastecimento de água da embaixada brasileira, onde Manuel Zelaya está refugiado. Rádios também interromperam transmissões.
.
A agência de notícias France Presse informa que homens das forças repressivas com rostos cobertos, chegaram ao local às 6h (9h no horário de Brasília) lançando bombas de gás lacrimogêneo e agredindo com cassetetes os quase quatro mil simpatizantes do presidente deposto.A Telesur comunicou que duas pessoas morreram.

Depois de desalojar manifestantes, os militares instalaram equipamentos de som direcionados à embaixada brasileira e tocaram em alto volume o hino nacional de Honduras. "Os militares colocaram sons estridentes para tentar enlouquecer as pessoas que estão dentro da embaixada", disse o próprio Zelaya. Ele afirmou, ainda, que está "em perigo" e que a embaixada do Brasil em Tegucigalpa "encontra-se militarizada". "Sabemos que estamos em perigo, cercaram a embaixada, jogaram bombas de gás lacrimogêneo, dispersaram pessoas a tiros", falou à Rádio Caracol.

Zelaya pediu a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), para questionar a perseguição que seus seguidores estão sofrendo. "As autoridades do governo têm as armas, as bombas, os canhões, os tanques; o povo está indefeso, pedimos que apliquem a Carta Democrática da OEA", ressaltou, dizendo também que a embaixada está "rodeada de franco atiradores".

Zelaya retornou de surpresa ao país nesta segunda-feira, 21, para iniciar um diálogo que encerre a crise instalada após o golpe. No dia 28 de junho, ele foi obrigado por militares a deixar Honduras, ainda de pijamas, e sob a mira de uma arma.

Vigília

Centenas de seguidores de Manuel Zelaya permaneceram na madrugada desta terça-feira em frente à embaixada do Brasil em Tegucigalpa, desafiando o toque de recolher imposto pelo governo, que estendeu a medida autoritária até o fim da tarde desta terça-feira, 18h (21h de Brasília).

Inicialmente, o regime do golpista Roberto Micheletti indicou que o toque de recolher terminaria na manhã de hoje. A mudança foi anunciada enquanto centenas de seguidores de Zelaya permaneciam em vigília no entorno da embaixada.

Aeroportos fechados

A repressão se soma ao fechamento dos quatro aeroportos internacionais que existem em Honduras, com a finalidade de que o secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, não chegue ao país.

"Restituição ou morte"
Zelaya disse na madrugada desta terça-feira que ninguém voltará a expulsá-lo e que seu lema a partir de agora será "pátria, restituição ou morte". "Ninguém mais vai me agarrar dormindo e minha posição é a pátria, a restituição ou a morte", comentou.

Lula: “esperamos que os golpistas não entrem na embaixada”

De acordo com a France Press, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que conversou com Manuel Zelaya por telefone, declarou: “nós esperamos que os golpistas não entrem na embaixada brasileira". Ele está em Nova York (EUA), para uma reunião na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula defendeu ainda que o Brasil fez o que qualquer outro país democrático faria ao permitir o refúgio de Zelaya. "O que deveria acontecer agora é os golpistas darem um lugar a quem tem direito a este lugar, que é o presidente democraticamente eleito pelo povo", argumentou.

Direito internacional

As regras internacionais consideram as embaixadas como territórios do país de origem dos diplomatas. Assim, uma invasão do exército hondurenho pode ser vista como uma violação ao Brasil.

Além disso, Zelaya permanece na embaixada para evitar a execução de mandado de prisão contra ele. Pelas regras internacionais, a prisão de refugiados em tais condições não pode ser executada.

Fonte: (Revista Forum - clique AQUI)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: "Embaixada do Brasil está militarizada"
"Embaixada do Brasil está militarizada"
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SrkRE7pxStI/AAAAAAAAA8s/gnBiKN-4wnc/s200/0,,22455113,00.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SrkRE7pxStI/AAAAAAAAA8s/gnBiKN-4wnc/s72-c/0,,22455113,00.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/09/embaixada-do-brasil-esta-militarizada.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/09/embaixada-do-brasil-esta-militarizada.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy