24/09/2009

Números da Bienal do Rio


Meu cérebro inquieto registra os números fornecidos no portal da Bienal do Livro - Rio 2009. São números grandiosos, mas enquanto leio os dados, algumas perguntas vão surgindo dentro de mim. Abaixo reproduzo os números e perguntas elaboradas por mim, em negrito.
.
Público: 640 000 pessoas (6 Maracanãs e Meio lotado). Record de Público: Sábado dia 19, 100 mil pessoas (Um Maracanã lotado) - Por que sempre se faz comparações com estádios de futebol? Somos incapazes de entender outras comparações? Ou melhor, não conseguimos compreender o número de participantes por si só?
Livros vendidos: 2,45 milhões (3,8 livros por visitante) - O total das vendas inclui revistas, periódicos, CD's e outros produtos que não são propriamente livros? Deve-se levar em conta que as Bienais voltam-se mais para o público infantil do que para outros públicos, visto que é o segmento que mais vende?
Pesquisa de satisfação:
Público – resultado parcial até sexta-feira, dia 18. Universo de 385 pessoas.
- 95 % disseram que a visita compensou; - Será que meus amigos são todos parte dos outros 5% de pessoas que reclamaram da hiper-lotação dos que faziam filas para ver a Xuxa, Dado Dolabella e outros atores globais?
- 91% pretendem vir novamente (8% não sabe); - Repito a mesma pergunta anterior.
- Nota média de avaliação da programação cultural: 9,0 - Este dado é inquestionável, pois os espetáculos e shows realmente atraíram o grande público.
-74% dos visitantes compraram livros; neste universo a média de exemplares comprados foi de 4,8. - Mais uma vez, o substantivo livro aqui quer dizer somente livro ou também significa dezenas de outros produtos que não são propriamente livros?

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.