Quantos Brasis existem?

Quantos Brasis você conhece? Em qual dos Brasis você mora? A pergunta parece estranha, mas um pensamento mais apurado pode fornecer revelaçõ...

Quantos Brasis você conhece? Em qual dos Brasis você mora? A pergunta parece estranha, mas um pensamento mais apurado pode fornecer revelações. A existência de muitos Brasis me parece um fato.
.
Dentro de um mesmo território onde milhões de pessoas falam a mesma língua e desfrutam de uma mesma cultura existem muitos países. Existe o Brasil da delação incondicional, dos falsos moralismos, no qual não é preciso provas para se incriminar alguém: basta a delação discursiva de um dedo-duro. Um exemplo? O caso do pai italiano que beijou sua filha, preso por delação e sem provas consistentes que o incriminem.
.
Mas existe outro Brasil na outra extremidade, no qual os crimes documentados e com várias provas nunca são punidos. É o Brasil no qual as investigações são arquivadas, ou seja, as denúncias nem sequer são investigadas. Este é normalmente o Brasil de políticos, empresários e donos do capital (capital = dinheiro + poder).
.
Há um Brasil, classe A e B, que preza pela liberdade de expressão nos veículos de comunicação, que clama por justiça em muitas ocasiões. Mas este mesmo Brasil, muitas vezes, cria factóides, invencionices jornalísticas, e raramente é punido pelos males eventuais que cria.
.
Na outra extremidade existe um Brasil majoritariamente analfabeto funcional, sem acesso à internet, cultura, cinema, livros e teatro, um Brasil que quase sempre desconhece seus direitos, que trabalha e paga impostos muitas vezes para sustentar os confortos e devaneios daquele outro Brasil A e B.
.
Existe um Brasil majoritariamente religioso, apegado aos valores familiares e ao amor. Porém, o mesmo que aprova a pena capital brasileira que, se não existe nas leis, existe na prática, nas ruas, na boca do povo: "marginal tem que morrer". O mesmo que aceitou ou criou a perversão de um homicídio ser chamado "carinhosamente" de bala perdida. Estas já fazem parte da cultura, tanto que outro dia um apresentador (jornalista) do RJTV pediu aos telespectadores que tivessem cuidado ao sair nas ruas, "cuidado com as balas perdidas". Polícia atirando freneticamente para prender um ladrão de carros ou traficante não é responsabilidade do Estado, mas do cidadão descuidado que se deixou ser atingido.
.
Existe um Brasil de poetas, de escritores brilhantes que sofrem para conseguir espaço num país que não gosta de livros. Mas existe um outro Brasil de não escritores, de políticos e poderosos que são acadêmicos literários. Existe um Brasil de professores, estudiosos e pesquisadores que chegam a fazer "milagres" dentro de suas condições de trabalho. Mas existe um outro Brasil que valoriza enredos de vida (falsos ou não) sentimentalistas, que valoriza a bunda exposta e o seio siliconado. São muitos Brasis dentro de um só país. Qual é o teu Brasil?

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Quantos Brasis existem?
Quantos Brasis existem?
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SqfMjZ840tI/AAAAAAAAA6I/u3yukvGxWcI/s200/brasil33.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SqfMjZ840tI/AAAAAAAAA6I/u3yukvGxWcI/s72-c/brasil33.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/09/quantos-brasis-existem.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/09/quantos-brasis-existem.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy