09/09/2009

Quantos Brasis existem?

Quantos Brasis você conhece? Em qual dos Brasis você mora? A pergunta parece estranha, mas um pensamento mais apurado pode fornecer revelações. A existência de muitos Brasis me parece um fato.
.
Dentro de um mesmo território onde milhões de pessoas falam a mesma língua e desfrutam de uma mesma cultura existem muitos países. Existe o Brasil da delação incondicional, dos falsos moralismos, no qual não é preciso provas para se incriminar alguém: basta a delação discursiva de um dedo-duro. Um exemplo? O caso do pai italiano que beijou sua filha, preso por delação e sem provas consistentes que o incriminem.
.
Mas existe outro Brasil na outra extremidade, no qual os crimes documentados e com várias provas nunca são punidos. É o Brasil no qual as investigações são arquivadas, ou seja, as denúncias nem sequer são investigadas. Este é normalmente o Brasil de políticos, empresários e donos do capital (capital = dinheiro + poder).
.
Há um Brasil, classe A e B, que preza pela liberdade de expressão nos veículos de comunicação, que clama por justiça em muitas ocasiões. Mas este mesmo Brasil, muitas vezes, cria factóides, invencionices jornalísticas, e raramente é punido pelos males eventuais que cria.
.
Na outra extremidade existe um Brasil majoritariamente analfabeto funcional, sem acesso à internet, cultura, cinema, livros e teatro, um Brasil que quase sempre desconhece seus direitos, que trabalha e paga impostos muitas vezes para sustentar os confortos e devaneios daquele outro Brasil A e B.
.
Existe um Brasil majoritariamente religioso, apegado aos valores familiares e ao amor. Porém, o mesmo que aprova a pena capital brasileira que, se não existe nas leis, existe na prática, nas ruas, na boca do povo: "marginal tem que morrer". O mesmo que aceitou ou criou a perversão de um homicídio ser chamado "carinhosamente" de bala perdida. Estas já fazem parte da cultura, tanto que outro dia um apresentador (jornalista) do RJTV pediu aos telespectadores que tivessem cuidado ao sair nas ruas, "cuidado com as balas perdidas". Polícia atirando freneticamente para prender um ladrão de carros ou traficante não é responsabilidade do Estado, mas do cidadão descuidado que se deixou ser atingido.
.
Existe um Brasil de poetas, de escritores brilhantes que sofrem para conseguir espaço num país que não gosta de livros. Mas existe um outro Brasil de não escritores, de políticos e poderosos que são acadêmicos literários. Existe um Brasil de professores, estudiosos e pesquisadores que chegam a fazer "milagres" dentro de suas condições de trabalho. Mas existe um outro Brasil que valoriza enredos de vida (falsos ou não) sentimentalistas, que valoriza a bunda exposta e o seio siliconado. São muitos Brasis dentro de um só país. Qual é o teu Brasil?

2 comentários:

  1. Emerson Sitta12/09/2009 21:31

    O meu Brasil é muito parecido com o seu.
    Infelizmente, a diversidade parece nos atrapalhar. É que no Brasil, um país tão grande, as extremidades ficam muito evidentes. É impossível ver a riqueza e não ver a pobreza.

    Pobreza, riqueza não são privilégios brasileiros, mas o tamanho desse país sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu Brasil é ser um país de justiça, de igualdade social, uma distribuição de renda mais adequada a sociedade, eliminação de políticos corruptos que se elegem do poder emana do povo e quando assume o poder nada se cumprem com as promessas que enganam aqueles que detém o poder através do voto. Exigir da segurança um controle e privilégios de cidadãos de bem, hoje inseguro ao sair de sua casa para o trabalho e as vezes sem ter segurança de chegar em casa em paz, vivendo a mercê de bandidos armados. Quero um Brasil onde as autoridades possa cada vez mais dedicar em favor da sociedade, onde todos possa também exercer o seu papel de cidadão, conscientizando dos direitos e deveres como um todo.

      Excluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.