A troca dos "tempos"

Os mais atentos podem ter reparado. A grande mídia aliviou, temporariamente, a pressão pra cima do governo. Veja bem, aliviou. Para quem viv...

Os mais atentos podem ter reparado. A grande mídia aliviou, temporariamente, a pressão pra cima do governo. Veja bem, aliviou. Para quem vive na lua e acompanha a "realidade" através de periódicos e televisão, fica a imagem (ou esquecimento) de que Lina Vieira perdeu importância. Sarney não é mais tão perigoso como semanas atrás, mesmo com jornais pegando a declaração "Mídia é inimiga das instituições" do Senador, defendendo seu filão e atacando o tetrapresidente. Aliás, a declaração foi retirada de um imenso discurso (li inteiro) e pode ser lido clicando AQUI.
De repente o Jornal Nacional decidiu falar bem da economia do país. Chega uma hora em que os fatos não podem ser negados, mesmo para o jornalista William Bonner (jornalista por atividade mas formado em Publicidade). O 'Le Monde' publicou artigo no qual diz que Lula teve visão correta ao chamar a crise de marolinha. A gripe suína também está perdendo sua força de notícia, muito distante dos 67 milhões, em oito semanas, de casos previstos pela Folha de SP (tivemos pouco mais de 9.200 casos em 2009, até o momento). A "briga" da Globo com a Record também ganhou ares de cuidado, principalmente depois da TV de Edir Macedo ter comprado o documentário "Beyond Citizen Kane".
Neste momento de "entre-safra" entra em campo a infalível violência. Poucas notícias funcionam tão bem na mídia como os dramas de pessoas acometidas por algum tipo de violência. Estas notícias nunca têm a função de contextualizar nada, não oferecem um pensamento social ou estrutural para que possamos compreender o que é, de onde vem e qual o motivo de sua existência. Basta apenas a simples exibição dos dramas pessoais.
A mídia é movida por notícias e espetáculo e nesta linha, não interessa o homicídio de um sem-terra no RS, mas interessa a nobre bancada ruralista, bem representada pela Deputada Kátia Abreu, ao defender uma CPMI contra o MST (a terceira nos últimos 5 anos). A bancada é especialista em defender interesses próprios.
O Congresso ganhou "tempos de alívio" e Rio de Janeiro e São Paulo ganharam "tempos de guerra". Nestas trocas, não posso deixar de comentar a família sequestrada por mais de duas horas numa favela do Rio, exibida em todos os canais de televisão. Ao prenderem os traficantes após a chegada de familiares e libertarem os reféns, a senhora que ficou em poder dos bandidos disse que teve medo de morrer e perguntou se eles próprios (reféns) seriam presos. Jornalistas referiram-se ao comentário dela como uma confusão por conta da violência vivida, mas nunca vi um empresário cometer semelhante confusão ao ser libertado. O que eu quero dizer? Bem, quero dizer que esta senhora apenas expressou a realidade vivida, observada e apreendida em seu íntimo: morador da favela é quase sempre preso, mesmo sem saber o motivo.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,4,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A troca dos "tempos"
A troca dos "tempos"
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/09/troca-dos-tempos.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/09/troca-dos-tempos.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy