Jornalismo no Brasil e no mundo

Alguns telejornais e impressos da mídia brasileira estão certos aos dizer: "notícias do Brasil e do mundo". Certíssimos. O jornal...


Alguns telejornais e impressos da mídia brasileira estão certos aos dizer: "notícias do Brasil e do mundo". Certíssimos. O jornalismo da grande mídia brasileira não é o mesmo do restante do planeta.

Um exemplo: os golpistas de Honduras foram isolados pelo Governo Brasileiro, pela OEA, ONU, Parlamento Hondurenho e muitos outros (pelo mundo). Os golpistas só encontraram apoio da grande mídia brasileira como a revista Veja, O Globo, JN, Folha...
.
Não há como pensar ou analisar a mídia do planeta Terra, é preciso separar o Brasil do Mundo. São muito distintos, com pequenas semelhanças com os EUA, ou melhor, o jornalismo tupiniquim é uma cópia piorada e provinciana do modelo norte-americano. Luis Nassif escreveu:
"Esse jornalismo de hipóteses que caracteriza o neojornalismo tupininquim não tem receio da desmoralização, do fato de diariamente tentar passar a perna nos seus leitores – tendo como testemunhas toda a Internet.
Tome-se um caso. A diplomacia norte-americana se enrolou com o caso. A Secretaria de Estado Hillary Clinton adotou uma posição legalista no caso Honduras. Otto Reich, especialista americano da era Bush – influente, com participação na tentativa midiático-empresarial de tentar depor Hugo Chávez – conseguiu convencer parte do parlamento sobre o risco Zelaya. Houve um descompasso que levou o embaixador norte-americano na OEA a criticar Zelaya.
O que era um problema da diplomacia norte-americana – o de não ter uniformizado o discurso sobre o tema – foi colocado como uma crítica ao Brasil. Nem se cuidou de informar que a posição da Secretária de Estado era outra."
Ontem, no jornal noturno da Globonews, lia-se a legenda: :"Zelaya é filho de fazendeiro rico", ou algo do gênero. Mas a grande pergunta é: E DAÍ? O que esta importante informação apurada pelo jornalismo tupiniquim de ponta altera no Golpe em Honduras? O português Mário Soares, em fevereiro de 2008, também definiu de modo exemplar nossa imprensa:
"Quem ler os jornais, cheios de faits divers (fatos diversos) e de escândalos e seguir as televisões, parece que o Brasil está à beira de um colapso. Casos de corrupção, de violência nas cadeias e nas favelas, insegurança generalizada. Ora, não é assim. O Brasil está hoje na maior, para usar uma expressão bem brasileira."
Não é exagero de minha parte dizer, você quer conhecer o Brasil? Então leia a imprensa internacional; troque a assinatura da Veja por Carta Capital. Quer saber o que se passa no 'grande mundo' brasileiro? Acesse: CLIPPING DE NOTÍCIAS, é gratuito, atualizado diariamente e nele você lê notícias dos jornais: Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Jornal de Brasília, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, O Globo e Valor Econômico.
.
Não desejo o fim da grande mídia, mas penso que a diminuição temporária de sua receita possa provocar a simples volta ao jornalismo. De repente, ao sentirem-se fisgados pela queda brutal de suas vendas, os grandes jornais proclamem:
- Vamos fazer jornalismo então? Vamos ver onde erramos e seguir os grande sexemplos do resto do mundo? Aliás, vamos fazer mais: vamos aproveitar os ótimos profissionais que ainda temos em solo tupiniquim.
Pode ser um sonho. Quem sabe o Brasil comece a diferenciar jornalista de assessor de imprensa (como no resto do mundo) ou siga o exemplo da Europa, onde jornalista econômico não pode fazer investimentos na Bolsa (por motivos óbvios). Nos EUA o diploma não é obrigatório, mas 80% dos jornalistas contratados são formados. No Brasil tomamos o caminho contrário: entre 2001 e junho/2009, quando o diploma ainda era obrigatório, nada menos que 14 mil cidadãos conseguiram registros jornalísticos sem precisar de diploma. Estima-se que mais da metade dos jornalistas em exercício não são formados, e esta estimativa é anterior a queda do diploma. Vamos repensar o Brasil (e o mundo).

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Jornalismo no Brasil e no mundo
Jornalismo no Brasil e no mundo
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SsSg-_IKQGI/AAAAAAAAA_8/09Yfdb8dfv0/s200/osserranospigjoseserra.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SsSg-_IKQGI/AAAAAAAAA_8/09Yfdb8dfv0/s72-c/osserranospigjoseserra.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/10/jornalismo-do-brasil-e-do-mundo.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/10/jornalismo-do-brasil-e-do-mundo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy