25/10/2009

Prováveis respostas

Estive conversando com um amigo, dias atrás. Uma simples pergunta feita por ele exigiu-me um bom pensamento, mas pareceu-me razoável a resposta. A pergunta foi:
- Por qual motivo a mídia brasileira (a maioria) vive denegrindo o governo, o tempo todo, de todos os modos possíveis? Por exemplo, esta semana a Miriam Leitao chegou a culpar o Lula por falta de verbas para combater a violëncia no Rio de Janeiro, mas nem citou que Sérgio Cabral prendeu 80% das verbas destinadas para a segurança no estado.
Minha resposta:
- No Brasil 80% da comunicaçao está concentrada em poder de 6 famílias unidas no Instituto Millenium, arauto da meritocracia capitalista, do neoliberalismo (abalado pela crise). Enfim, desejam enfraquecer o poder público e fortalecer o privado. Denegrir o governo a qualquer custo faz parte disso. Elogiar a iniciativa privada a qualquer custo também. Como fizeram com a Vale, criticando todas as palavras de Lula e elogiando as medidas da maior empresa privada do país. Mas a mídia se esquece de explicar que ao exportar um quilo de ferro bruto ganha-se 2 dólares, por exemplo, mas exportando um quilo de ferro trabalhado e produzido como um motor ganha-se 50 dólares. O que é melhor para o país, ganhar 2 ou 50? Porém, para se vender motores precisa-se de educaçao melhor, profissionais melhores e assim por diante. Quais interesses a Vale satisfaz? Quais interesses Lula satisfaz? E a mídia?
Enfim, minha resposta foi maior, assim como toda a conversa, mas com este pequeno trecho podemos avaliar um pouco mais ou, pelo menos, elaborar um pensamento melhor.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.