América Latina é o X

Ontem assisti muitas reportagens sobre a queda do muro de Berlim, evento que se tornou famoso até por ser bastante simbólico: um muro. Torno...

Ontem assisti muitas reportagens sobre a queda do muro de Berlim, evento que se tornou famoso até por ser bastante simbólico: um muro. Tornou-se mais fácil cobrir os 20 anos da queda do muro que os 70 anos da Segunda Guerra, embora isto não seja desculpa. Mas o que fez acender minha luz de alerta foi a reportagem da Globo, dizendo que o fim das Alemanhas representava o fim de regimes truculentos.
Em verdade, os regimes truculentos referidos foram os comunistas ou stalinistas e não a social-democracia ou a democracia liberal, neoliberal ou qualquer outro nome que venha a ter. Se os regimes comunistas ou stalinistas acabaram e com eles enterraram sua opressão e seus golpes, sabemos que a opressão golpista, em si, ainda vive.
Basta olhar para Honduras e os golpistas de direita (democráticos, capitalistas, meritocratas ou sei lá o quê). Agora é a vez do Paraguai, assim como a Venezuela também sente-se ameaçada. Será que neste momento de crise financeira mundial, a América Latina tornou-se o alvo de velhas manobras golpistas? Vale conferir o texto escrito por Marco Aurélio Weissheimer sobre o Paraguai:
.
Paraguai: uma nova Honduras?
O governo de Fernando Lugo está sob forte ataque da direita paraguaia. O objetivo declarado é um só: derrubá-lo do poder. Em um artigo publicado no semanário Pulso, da Bolívia, o jornalista Pablo Stefanoni relata as dificuldades do novo governo que assumiu um país que, até então, era “governado por máfias de todos os níveis, dedicadas a todo tipo de tráficos, contrabando e ilegalidades diversas, amparadas por um poder com o qual compartilhavam o botim. Ou simplesmente eram as máfias que exerciam, sem intermediários, o poder”.
Há duas semanas, relata Stefanoni, foi tornado público o conteúdo de um email de um pecuarista chileno de nome Avilés, residente no Paraguai há mais de 30 anos, que propõe a arrecadação de uma contribuição financeira entre seus pares empresariais para comprar armamentos, formar milícias e identificar e matar comunistas. “Do mesmo modo que ocorreu em Honduras com as pequenas reformas de Manuel Zelaya, a rançosa elite paraguaia não suporta o ex-bispo como presidente. Só um parâmetro: fazer um simples cadastro das propriedades agrícolas já é uma medida revolucionária no Paraguai, onde latifundiários e brasiguaios (filhos de brasileiros nascidos no Paraguai) controlam suas fazendas na ponta de escopetas. Além disso, em setembro, Lugo anunciou o cancelamento de exercícios militares que seriam realizados por 500 militares dos Estados Unidos e efetivos do Paraguai, programados para 2010 sob o nome de “Novos Horizontes”.
Um pecado mortal de Lugo. No email enviado a seus pares, o pecuarista chileno convoca:
"Até quando teremos que esperar para combater estes comunistas filhos da puta que estão querendo destruir nosso querido Paraguai, como fizeram os Allendistas no Chile, desde 1968, até o 11 de setembro de 1974, ou então nos convertermos em uma Nova Colômbia. Quantos pais, irmãos e filhos teremos que enterrar para poder reagir. Quanto luto e dor terão que suportar nossas mães, esposas ou filhas antes de liquidar esta peste representada pelos subversivos comunistas? (…) É hora de perseguir, capturar e liquidar fisicamente a todos os comunistas que atentam contra nossas vidas e posses”
.
.
Enfim, se o ódio contra os semitas acabou, é certo que o velho ódio contra os comunistas não, ainda promovido pelas velhas oligarquias de poder e com apoio da mídia, em sua maioria.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: América Latina é o X
América Latina é o X
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/11/america-latina-e-o-x.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/11/america-latina-e-o-x.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy