Dia de eleição em Honduras

Hoje é dia de eleição em Honduras e é provável que o tempo possa apagar, na mente de alguns, o verdadeiro significado dos fatos. Qualquer g...


Hoje é dia de eleição em Honduras e é provável que o tempo possa apagar, na mente de alguns, o verdadeiro significado dos fatos. Qualquer golpe de Estado é um atentado contra a democracia, ainda que venha em nome dela. Nos últimos cinco meses, tem-se tentado legitimar, sorrateiramente, os golpistas no poder.

O golpe em Honduras transformou-se em prato cheio para as sandices de alguns veículos de comunicação. A grande mídia tupiniquim fala da "crise em Honduras". Por exemplo, a Folha de São Paulo publicou hoje:

"Caso as eleições sejam realizadas com liberdade e sem fraudes extensivas, o argumento do grupo que rejeita o resultado do pleito sem a restituição do presidente Manuel Zelaya perde força. E o Brasil, líder deste grupo e um dos principais defensores de Zelaya, se verá obrigado a ceder aos argumentos dos Estados Unidos e aceitar a votação como única solução viável à crise, de acordo com analistas ouvidos pela Folha Online".

Logo de início, é importante frisar que os analistas ouvidos pela Folha, todos, têm a mesma opinião, contrariando o manual básico do jornalismo, do qual se sabe: deve-se ouvir, no mínimo, duas posições diferentes. Mas poderiam ser três ou quatro ou mais, apenas para sairmos do habitual monologismo midiático tupiniquim. Outro argumento exibido pelo jornal:
"Se Micheletti tivesse criado a eleição após assumir o poder, seria mais fácil tachá-la de veículo de legitimização do golpe. Mas esta posição já está enfraquecida no debate diplomático, e ficará insustentável se as eleições forem idôneas" - Daniel Castelan, pesquisador do Observatório Político Sul-americano (OPSA).
Em outras palavras, se Micheletti criasse as eleições após o golpe, seria mais fácil tachar de golpe, mas como esperou alguns meses para reforçar seu oculto acordo com os EUA, tem-se agora uma espécie de legitimidade democrática. Isto parece uma nova receita, ou talvez seja a velha mesma, de se dar um golpe de Estado. Com o passar do tempo, os direitos democráticos se enfraquecem e se pode legitimar o golpe, e o principal argumento contra a posição atual do Brasil? Ora, o fortíssimo argumento do: não se pode contrariar Obama.

Falando em Obama, hoje creio mesmo que ele seja o presidente símbolo da modernidade líquida, ou hipermodernidade, como queiram. Ninguém mais volúvel que Obama, que um dia está contra o golpe e no outro já está a favor. Num dia diz que vai acabar com a guerra do Iraque e no outro diz "só em 2011", ou 2012... Bem, só para terminar, sobre a legitimação de golpes de Estado, acho que já vi isso em outros países da América do Sul, com apoio da mídia e dos norte-americanos e... Enfim, nada de novo.

COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Dia de eleição em Honduras
Dia de eleição em Honduras
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SxJbkcTIyOI/AAAAAAAABGA/DtBxpZZIyhc/s200/09332127.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SxJbkcTIyOI/AAAAAAAABGA/DtBxpZZIyhc/s72-c/09332127.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/11/dia-de-eleicao-em-honduras.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/11/dia-de-eleicao-em-honduras.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy