Onde estará a luz?

A mídia não se cansa de ter esperança de um dia ter tudo o que quer. Bastaria o Presidente de Israel ter uma dor de cabeça e logo sairia a m...

A mídia não se cansa de ter esperança de um dia ter tudo o que quer. Bastaria o Presidente de Israel ter uma dor de cabeça e logo sairia a manchete: "Governo brasileiro causa enxaqueca". A mídia "imparcial" politiza tudo. Não foi, não é e nem continuará sendo diferente com o apagão e o que mais acontecer neste país.
.
A questão é: a tática funciona? Em parte sim, pois mais de 90% da população consome (isso mesmo, consome) notícias pela televisão. Uma boa parte usa o rádio e menos da metade utiliza a internet como fonte de notícias. A "grande mídia" usa televisão, rádio e internet para despejar algumas de suas sandices e o fazem com tanta "onipresença" que pensamos: "será que não é verdade"?
.
Nem tudo na mídia, na moda e na média é ruim, mas tornou-se padrão o baixo nível de qualidade, a pouca exigência de pensamento crítico e os discursos homogêneos em todos os lugares. Aproveitando o recente acontecimento, vejamos algumas opiniões sobre a mídia e o apagão:

"Depois de tentar vender ao país epidemias, desastres econômicos, caos aéreos, dossiês e fichas policiais falsas, agora a mídia tenta vender uma crise de energia elétrica que, até prova em contrário, não existe." - Eduardo Guimarães do blog Cidadania.com.
.
"Não se pode dizer que é culpa da Dilma (Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia, atual titular da Pasta da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva e provável candidata à Presidência). Por mais que a oposição tenha usado isso, não convenceria (o eleitorado)." - Marcos Coimbra, diretor do instituto de pesquisa Vox Populi.
.
"Além da corrida para descobrir as causas do apagão da terça-feira (10/11), a mídia está empenhada em, pelo menos, mais uma competição: qual o apagão mais grave, o de Lula ou o de FHC, em 2001? Até agora não apareceu um modelo ou aparelho medidor de apagões e, mesmo que apareça, a questão é enganosa, acionada por uma radicalização política que a mídia não deveria encampar." - Alberto Dines, um dos melhores jornalistas deste país.
.
Enfim, a politização de todo e qualquer evento e o denuncismo desenfreado adotados pela mídia são nocivos ao país. Mais dia, menos dia, estas práticas acabarão se voltando contra os próprios veículos midiáticos. Não há como sustentar o insustentável, por isso mesmo a mídia jorra denúncias e mais denúncias e mais escândalos numa sequência irracional sem, no entanto, mostrar um acompanhamento e abordagem cabíveis.

Se fizermos uma lista das as denúncias e acusações da mídia, publicadas e veiculadas só em 2009, a grande maioria da população não saberá dizer nada sobre, pelo menos, 70% das matérias já veiculadas. O que fica de tudo isso? Apenas a imagem negativa do governo, dos políticos, dos índios, da agricultura familiar, do país como um todo. Se todos os políticos são ladrões e mentirosos, se os índios são capitalistas impiedosos e latifundiários, se a agricultura familiar não é melhor que o agronegócio e tudo o mais, por que o povo não se revolta e toma alguma atitude?

O Brasil noticiado constantemente pela mídia nacional e o Brasil elogiado mundo afora não são o mesmo, não podem existir ao mesmo tempo. Algo está errado e nós, população, somos coniventes. Continuamos consumindo esta parte da mídia insana do Brasil (ou do Brazil). Não questionamos, não criticamos, não opinamos. Ficamos a pensar que é melhor se calar para não comprometer nosso futuro, pois nunca se sabe o dia de amanhã. Mas além de coniventes ainda queremos tirar vantagem de tudo e por isto ficamos calados. Este sim é o real motivo de nossa convivência pacífica com tantos paradoxos e conflitos.
.
Sabemos que o Big Brother é uma grande encenação mentirosa, mas queremos participar e ganhar fama e dinheiro. Sabemos que o Brasil das novelas da Globo e da Record não é o mesmo Brasil onde vivemos e trabalhamos, mas desejamos (ainda que inconscientemente) ter o mesmo sucesso daqueles atores e levar a mesma "boa vida". Vivemos em estado de conivência até cheguar o momento de lucrarmos com este grande circo. E a mídia? Não se cansa de ter esperança de um dia ter tudo o que quer...

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Onde estará a luz?
Onde estará a luz?
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/Sv145HGOHKI/AAAAAAAABCs/6EWVd4V2pew/s320/apagao_1190046554_brunabeckhauser_flickr_2007.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/Sv145HGOHKI/AAAAAAAABCs/6EWVd4V2pew/s72-c/apagao_1190046554_brunabeckhauser_flickr_2007.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/11/onde-estara-luz.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/11/onde-estara-luz.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy