Pagas provedor de internet?

Façamos um grande movimento nacional de cancelamento de provedores. Por Luis Nassif - Dia desses escrevi aqui que o UOL é o único caso d...


Façamos um grande movimento nacional de cancelamento de provedores.

Por Luis Nassif - Dia desses escrevi aqui que o UOL é o único caso de sucesso da velha mídia com novas tecnologias.
Um especialista do setor me telefona. E informa que o UOL sobrevive devido um cartório criado especialmente para ele, o do provedor de acesso, excrescência que só existe no Brasil.

Por partes.
Quando acabou a era da conexão discada e entrou a banda larga, o provedor de acesso passou a ser desnecessário. Toda receita de assinatura foi para o brejo, o que levou ao fim da AOL (America Online), modelo no qual se espelhou a UOL. A empresa, que chegou a valer mais do que a Time-Warner, hoje vale um centésimo do que valia.

No Brasil, os provedores de acesso se mantém graças à desinformação das pessoas, me explica ele. O lobby da Folha fez com que, na contratação de uma banda larga, fosse obrigatório o provedor de acesso. Criou-se um cartório.

Ocorre que poucos sabem que, depois de contratado o provedor de acesso, para adquirir uma banda larga, pode-se descontratá-lo no mês seguinte, sem sofrer descontinuidade no acesso à banda larga.

Recentemente a Folha soltou um editorial reclamando isonomia no uso da banda larga. Ocorre que, no campo econômico, o provedor de acesso não tem justificativa, é apenas um ônus a mais para o usuário, exclusivamente para garantir a sobrevivência dos portais.

Para se ter idéia da importância do tema para Folha-UOL, hoje em dia a receita de assinatura ainda corresponde a 70 ou 80% do total de receitas do portal. Publicidade representa uma quantia ínfima. A ponto do portal buscar serviços de hospedagem para garantir seu futuro.

Em nenhuma outra parte do mundo existe o conceito de portal, como na UOL, porque esse cartório é exclusivamente brasileiro, sem nenhuma justificativa de ordem econômica ou social.

Outro cartório é o da publicação de balanços em jornais de grande circulação. Não há a menor lógica. O balanço visa dar transparência para os dados de sociedades anônimas. A publicação na Internet é muito mais transparente, porque permite recolher mais dados, relatórios adicionais, explicações adicionais. Além disso, o balanço fica registrado e disponível através do site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou da BMF-Bovespa.

Esse é o fantasma que está por trás dessa escalada suicida de alguns órgãos da velha mídia. O cartório do provedor de acesso é essencial para a UOL; o da publicação de balanços, essencial para o Valor, Folha e Estado.

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Pagas provedor de internet?
Pagas provedor de internet?
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SxEe4y-qXjI/AAAAAAAABFo/IEDTfA8Zv5Y/s200/adeus-provedores.png
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SxEe4y-qXjI/AAAAAAAABFo/IEDTfA8Zv5Y/s72-c/adeus-provedores.png
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/11/voce-paga-provedor-de-internet.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/11/voce-paga-provedor-de-internet.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy