05/12/2009

40 anos de internet


Há 40 anos atrás, computadores se conectaram de forma remota. Para tanto, usavam um primitivo programa de comunicação. Este foi o nascimento da internet. Foi no dia 5 de dezembro de 1969 que se formou a primeira rede completa, e o projeto era financiado pela Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa do Pentágono. Naquele mesmo dia foi enviada a primeira mensagem on-line do mundo.

Em 4 décadas de vida, algo não se pode negar: a internet realmente mudou o mundo, abalou as estruturas de poder ao mesmo tempo em que reforçou outras. Transformou os meios de comunicação que ainda não sabem exatamente como lidar com a produção de conteúdo nas mãos de qualquer cidadão. Tudo era mais fácil quando a produção ficava confinada nas mãos dos grandes empresários.

Novas ferramentas surgem na internet todos os anos, todos os meses ou mesmo a cada semana. Tudo tão rápido que se torna difícil estar atualizado. A mídia tradicional vai incorporando as novas ferramentas de comunicação, mas parece não abrir um verdadeiro espaço para a livre interação. A idéia é cooptar o usuário sem exercer a igualdade da comunicação. Enfim, são novas tecnologias tentando amolecer as seculares formas de pensar em solo tupiniquim. Parabéns internet. Acorda Brasil.

Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.