Choque de ordem carioca

Por: Aloizio Jordão - Como se já não bastasse o caos em que o Rio de Janeiro se encontra, ora pela violência instaurada pelo narcotráfico, ...


Por: Aloizio Jordão - Como se já não bastasse o caos em que o Rio de Janeiro se encontra, ora pela violência instaurada pelo narcotráfico, hora pelo narcotrânsito (que é essa droga), ora pelos narcopolíticos, ora pela narcoburocracia, enfim...
Foi-se o tempo em que, todos os domingos, podíamos assistir a um show no Parque da Catacumba, no Parque Garota de Ipanema ou em outro lugar público. Levar nossos filhos, dar-lhes uma referência de boa música, civilidade, coletividade e cidadania, movimentos legítimos e pacíficos em prol da arte. Algumas pessoas se esqueceram de que estamos na Capital Cultural do país.
O que aconteceu com o Grupo NO OLHO DA RUA, no domingo, dia 20, na praia de Ipanema, foi, no mínimo, um ato desclassificado, irresponsável, e, sobretudo, inculto. Pessoas despreparadas, que não sabem nem observar a preciosidade do que vale ter bom senso.
Abordados pelos fiscais da SEOP que, educadamente, solicitaram a documentação liberatória do evento, os músicos apresentaram o “Nada a Opor”, concedido pelo Subprefeito da Zona Sul, Sr. Bruno Ramos, documento que até então (e há quase 13 anos) era o necessário e suficiente.
Foram tratados não como artistas, mas como pessoas que estavam subvertendo as leis municipais. Um total desrespeito aos músicos que estavam ali voluntariamente para apresentar seu trabalho às pessoas e de alguma forma levar alegria e um pouco de paz .
Se fosse o Colégio Militar num dia de semana a atrapalhar todo o trânsito da Tijuca, para comemorar o seu aniversário, ninguém questionaria (como foi o caso este ano), se fosse uma manifestação em prol de algum interesse político, ninguém questionaria, se fosse uma falsa blitz para assaltar pessoas de bem, ninguém questionaria.
Se fosse um evento milionário que mexesse com os interesses de grandes corporações, ninguém questionaria.
Os músicos ainda se achavam respaldados, por terem uma permissão que, aos olhos dos que estavam fiscalizando, de nada valeria.
Deveriam, depois dessa blitz, ter passado pelo bafômetro da Lei Seca, para saber se estavam com o nível de álcool no sangue tolerável, porque uma atitude assim só poderia partir de pessoas insanas ou totalmente alienadas.
A Prefeitura do Rio de Janeiro poderia, inclusive, promover outros choques.
O choque do bom senso.
O choque em prol da legitimidade de se manifestar culturalmente.
O choque para o emburrecimento e a falta de cultura de quem vai para as ruas fiscalizar e representar a Prefeitura.
Enfim...
Eletrocutar a ignorância das pessoas que não sabem distinguir
o que é legítimo e o que é ilegal.
Nessas horas eu me pergunto se o Sr. Humberto Araújo, Subsecretário de Democratização e Difusão Cultural concorda com tudo isso, já que não vejo nem ele e muito menos a médica e eventualmente Secretária de Cultura (acho que sobrou apenas essa Secretaria no acerto político), a Sra. Jandira Feghali, que até agora, pelo menos para mim, nada fez pela cultura dessa Cidade. Se fosse em Curitiba, a sua cidade natal, talvez fosse diferente. Além do mais, uma pessoa tão engajada na política de massa poderia dizer alguma coisa para justificar uma ação tão desprezível, realizada sob a tutela da sua Secretaria. Disseram que a cultura no Rio de Janeiro estava fraca, aos trancos e barrancos, e acho que o prefeito interpretou erroneamente. Uma médica não vai curar a cultura do Rio de Janeiro promovendo ações dessa natureza, o Rio precisa de alguém que entenda de cultura, que seja sobretudo culto e que definitivamente tenha amor pela nossa Cidade.
Se quiserem posso indicar alguns setores públicos que precisam muito mais do que um simples choque de ordem.
Pergunte a qualquer cidadão dessa Cidade e ele certamente citará inúmeros setores também.
Uma pena a Prefeitura se opor à arte, ao cidadão que estava ali apenas para se divertir.
As pessoas que só queriam apreciar a boa música e esquecer por alguns instantes a difícil e triste realidade que a nossa Cidade tão maravilhosa está enfrentando, essas pessoas estavam ali, inclusive, para esquecer o descaso por parte de alguns políticos que só estão preocupados com o status do cargo, e que só querem rentabilizar suas secretarias para que estas sirvam de futuros trampolins políticos, ou pelo simples interesse dos que apreciam e se alimentam da política do caos como plataforma eleitoreira.
Talvez tenham esquecido de que MÚSICA TAMBÉM É CULTURA, ou nunca souberam disso. 

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2009.
(Publicado originalmente no sítio Alô Música).

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Choque de ordem carioca
Choque de ordem carioca
http://www.alomusica.com/images/noolhodarua_2009.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/12/choque-de-ordem-carioca.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/12/choque-de-ordem-carioca.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy