28/12/2009

Maisa, Silvio Santos e Minicom

O Ministério das Comunicações (Minicom) encerrou em outubro 2009 sua investigação sobre a denúncia de infração aos direitos da criança ocorrida em dois programas (10 e 17 maio 2009) do apresentador de televisão Sílvio Santos, envolvendo a menina Maisa, apresentadora-mirim de seis anos. Alegou o Ministério em seu parecer que "o estresse físico e emocional apontado pelo Ministério Público Federal foi involuntário e a desenvoltura da menina no palco ao longo do programa demonstrou que ela não se sentiu ofendida nos diálogos com Sílvio Santos"- trecho inicial do artigo de Vânia Lúcia Quintão Carneiro, publicado no Observatório da Imprensa.
Acima está o trecho inicial do artigo de Vânia, para recapitularmos os fatos ocorridos entre Maisa e Silvio Santos. O Minicom encerrou as investigações em out/2009 alegando que o estresse físico e emocional foi involuntário. Demorei muito tempo para entender essa alegação, ou melhor, essa primeira parte da frase destacada no artigo. Fiquei em dúvida sobre meus próprios conhecimentos sobre a palavra "involuntário" e fui até o dicionário.
Involuntário: inconsciente; feito independentemente da vontade; sem intervenção da vontade.
Vamos repetir para compreender melhor: o estresse físico e emocional de Maisa foi inconsciente, independente de sua vontade e sem sua intervenção, segundo o Minicom. Bem, sigamos para a segunda parte: "a desenvoltura da menina no palco ao longo do programa demonstrou que ela não se sentiu ofendida nos diálogos com Sílvio Santos". Nesse caso, a palavra desenvoltura pode se referir ao que podemos observar nos três vídeos abaixo. 
Silvio Santos tranca Maisa na mala - 03/05/2009

Silvio Santos faz Maisa chorar e gritar no palco - 10/05/2009

Silvio Santos faz Maisa chorar de novo - 17/05/2009

Eu, pessoalmente, não farei maiores comentários sobre o parecer do Ministério, pois deixo essa tarefa para você, leitor. O máximo que consigo dizer sobre todo esse episódio é: lamentável. Para finalizar, reproduzo o trecho final do mesmo artigo de Vânia Lúcia Quintão Carneiro:
E tudo isto não passa de uma "encenação", de uma "brincadeira", também para representantes do Ministério das Comunicações, órgão responsável pela concessão de rádios e televisão no Brasil.

Um comentário:

  1. To chocada.
    Segundo o ministério, a Maisa então deve ganhar um oscar pelo talento prematuro!
    Fala sério, tem que ser muito atriz para chorar e reagir daquela maneira no segundo e terceiro vídeo do You Tube...
    Caramba...Silvio Santos é um animal.
    To chocada.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.