Pacificando com Sérgio Cabral

Os autos de resistência foram criados para justificar os homicídios através da suposta reação do opositor. A polícia do eixo Rio – São Paul...


Os autos de resistência foram criados para justificar os homicídios através da suposta reação do opositor. A polícia do eixo Rio – São Paulo está entre as que mais matam no mundo. O curioso é que existem casos (e não são poucos nem raros) em que o suposto bandido é encontrado morto com tiro na nuca, nas costas, à queima roupa. Importante ressaltar que a maioria das vítimas é pobre e negra.


Tanto no estado como na capital do Rio de Janeiro, desde 1998, o uso dos autos de resistência dobraram. A média de mortos em confronto com a polícia, no governo de Sérgio Cabral, é maior do que todas as outras administrações que a precederam, com média de 3,3 mortos por dia. Seria esta a política de pacificação carioca? No mês de abril de 2008, a média foi de 4,9 mortos ao dia, batendo seu próprio e triste recorde.
“Sérgio Cabral já assumiu o governo com um discurso populista de que não iria dar trégua, nem tolerar excessos. Esse é, na verdade, um discurso que estimula a política de extermínio, e é reproduzido por toda a cúpula de Segurança Pública. A tendência de aumento do uso de autos de resistência é histórica, mas já ficava claro no início de que haveria um salto no governo Cabral” - Maurício Campos, da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência.
Ana Paula Miranda, antropóloga, comprova a utilização mascarada de uma política de extermínio no Rio de Janeiro. Entre 2000 e 2008, a relação entre "presos em flagrante" versus "mortos pela polícia" caiu cinco vezes, ou seja, a polícia deixa de prender para matar. Desse modo, o executado não tem direito a defesa, garantido por lei, nem mesmo justificar-se, no simples caso de ser inocente.

A antropóloga também era diretora do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, mas foi exonerada após divulgar os dados. Seria assim que Sérgio Cabral e Beltrame costumam defender suas políticas de Segurança Pública? A pergunta ainda incomoda: a polícia carioca mata mais por ser recebida com balas ou é recebida com balas por ser a que mais mata? Do total dos homicídios dolosos praticados no estado do Rio de Janeiro, a polícia fluminense é responsável por nada menos que 12%, ou seja, a cada dez pessoas assassinadas, uma é morta pela polícia do estado, sustentada por nossos impostos.

O auto de resistência foi uma criação da Ditadura Militar (e não ditabranda), que esteve no poder de 1964 até 1985. Com o passar do tempo, foi sendo utilizada cada vez mais, até se tornar a política pacificadora de Cabral, que inclui também o "descanse em paz". Manter uma política justa, prendendo e julgando os bandidos, é muito caro. Então, para não mandar criminosos para os presídios superlotados, manda-se muitos para o além-túmulo.

Nos últimos seis anos, a polícia de São Paulo e Rio de Janeiro, juntas, foram responsáveis por um número de mortos quatro vezes maior que as vítimas do World Trade Center, com uma pequena diferença: no WTC os responsáveis foram os terroristas e aqui, o Estado paulista e carioca.

(Texto escrito livremente usando os dados do artigo de Leandro Uchoas, publicado originalmente no jornal BRASIL DE FATO).

COMMENTS

BLOGGER: 3
Loading...
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Pacificando com Sérgio Cabral
Pacificando com Sérgio Cabral
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/Szd-kRXZXqI/AAAAAAAABNM/Pd-LyqsCj4k/s200/09_MHG_RIO_cabral.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/Szd-kRXZXqI/AAAAAAAABNM/Pd-LyqsCj4k/s72-c/09_MHG_RIO_cabral.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/12/pacificando-com-sergio-cabral.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/12/pacificando-com-sergio-cabral.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy