Uma Universidade Nômade

Numa dessas ocasiões em que procuramos algo e encontramos outra coisa, é que se deu essa minha descoberta. Talvez não seja a descoberta do s...

Numa dessas ocasiões em que procuramos algo e encontramos outra coisa, é que se deu essa minha descoberta. Talvez não seja a descoberta do século, mas adorei tudo o que vi. Creio que muitos irão admirar também.

Esse projeto surgiu na Espanha e, sendo assim, tem a maioria dos textos em espanhol. Nada difícil de traduzir na esfera virtual. O nome exato é Universidade Invisibel, com B mesmo, mas escolhi outro nome para o título, para que não fosse confundido com outros projetos brasileiros.

Recomendo, primeiramente, a leitura cuidadosa do texto de apresentação, que eu mesmo traduzi dos originais em inglês e espanhol. Espero que a tradução tenha ficado satisfatória. Depois, penso que o leitor deva fazer um passeio pelo sítio da Universidade Invisibel. Como um pequeno tira-gosto, coloco logo após o texto de apresentação, um vídeo que se encontra dentro de um dos projetos dessa Universidade, chamado O Teatro Resoante. Aproveitem.

Que é a Universidade Invisíbel? 

A Universidade Invisibel é uma experiência sobre os campos institucionais e culturais de produção. Não é uma organização usual; o Invisibel descreve-se como uma “rede viral”, uma multiplicidade comum que se transforma numa incorporação descentralizada, que tenta contribuir para expandir as novas maneiras de relacionamentos, que emergem dos debates e discursos novos, coordenando muitos projetos do ensino alternativo, intervenções metropolitanas e artísticas, crítico-institucional, ativismo e experimentação epistemológica e conceitual.

Este tipo de invisibilidade refere-se a um quadro inteiro de relações não reconhecidas normativamente, não obstante, atravessam a produção de poder e conhecimento. Além do modelo industrial, a produção do conhecimento, os estilos de vida, a semiótica, a criatividade e a elaboração de relacionamentos sociais e afetivos, este quadro está se transformando na linha central da produção social. Este tipo de criatividade imaterial não pode funcionar senão excedendo os limites institucionais, expandindo-se no espaço urbano e virtual de maneira coletiva. A produção começa a dar forma a um intertexto social que quebra a dicotomia público/privado, transgredindo os confinamentos que separam e distinguem um tempo e um lugar de trabalho e um tempo e um lugar de recomposição, porque as relações, o conhecimento, as idéias, os cuidados e as afeições são produzidos em um tempo-espaço físico e virtual, ao mesmo tempo.

Além disso, o Invisibel ocupa um espaço que problematiza a invisibilidade, crescendo e expandindo entre lugares institucionais, crescendo entre relações co-constitutivas do conhecimento que as patentes e o muro negam.

O Invisibel ocorre no meio da academia, das instituições artísticas, dos movimentos sociais, das intervenções urbanas e das atividades renovadoras. Isso porque muitos professores pesquisam e produtores e profissionais culturais lançam o projeto da Universidade Invisibel. Em todo caso, nós podemos mencionar o Invisibel como uma “instituição monstro”. Em um momento no qual a produção imaterial venera os limites das diversas instituições produtoras, a alternativa do conhecimento crítico tem que experimentar maneiras ‘contra-natura’, que reconfigurem os códigos e as funções dos dispositivos através dos quais a criatividade social expresse um formulário transversal.

·    Atualmente, a Universidade Invisíbel reúne projetos diferentes tais como Proxecto Derriba, Ergosfera, Caosmosis, O Teatro Resoante e vírus Hermenéutico.


Veja o vídeo abaixo ou clique AQUI.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Uma Universidade Nômade
Uma Universidade Nômade
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SzFakZLrQmI/AAAAAAAABM8/jnP1gBeXpmU/s200/nomada_exp.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/SzFakZLrQmI/AAAAAAAABM8/jnP1gBeXpmU/s72-c/nomada_exp.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2009/12/uma-universidade-nomade.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2009/12/uma-universidade-nomade.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy