27/01/2010

Barack Obama: presidente comunicador


Por Dean Graber - Antecipando-se a seu discurso sobre o Estado da União, as revistas Time e Newsweek colocaram o presidente americano Barack Obama em suas capas desta semana. Contudo, diferentemente de outros chefes de estado, que fingem não saber o que os meios de comunicação dizem sobre eles, esta reportagem do Washington Post sobre o primeiro ano de Obama no poder revela um líder ávido por informação sem filtros, e de fontes variadas.
Ao contrário de seu antecessor, que se gabava de ler notícias com pouca frequência, Obama “continua procurando sua própria informação, além daquelas que lhe oferecem”. É “o primeiro presidente realmente comunicador, o primeiro a ter acesso à internet em seu gabinete e a manter trocas regulares de e-mails”, diz a reportagem. Obama lê regularmente as notícias e confere os resultados esportivos online. “Procura blogs inovadores e novas histórias, com monitoramento em primeira mão das notícias, e indagando sobre as opiniões geradas por sua política”, diz o Washington Post. Entre as revistas que Obama lê estão a The New Yorker, The Economist, Sports Illustrated e Roling Stone.
Contudo, “as tensões entre a imprensa e o governo Obama alcançou um novo pico, em parte por suas promessas corajosas (como candidato) de ser mais aberto”, escreveu recentemente James Rainey para o Los Angeles Times. “Obama ainda não deu uma entrevista coletiva completa em seis meses. Um defensor da liberdade de imprensa, que diz que Obama é mais palavra que ação, deu ao presidente uma má qualificação em matéria de liberdade de informação”.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.