Quem são os repetidores?

Como desqualificar os blogues? Essa é uma questão cada vez mais presente, nas entrelinhas, em artigos da grande imprensa, da velha mídia bra...

Como desqualificar os blogues? Essa é uma questão cada vez mais presente, nas entrelinhas, em artigos da grande imprensa, da velha mídia brasileira. Qual o objetivo? Desqualificar mesmo toda a blogosfera, que de certo modo, causa problemas para a mídia tradicional. Por que causa-se problemas? Simplesmente por abalar o antigo monólogo (1.0) entre a imprensa e o público.
Um dos argumentos mais usados para desqualificar o trabalho de blogueiros que possuem um trabalho sério e de repercussão, é dizer que blogues são repetidores das notícias da imprensa tradicional. Na verdade, existem dois tipos de repetição. Um deles é o famoso copia e cola, sem mais adendos. O outro referido modo de se repetir as notícias da grande mídia, é comentar ou criticar a cobertura jornalística da imprensa. Isso quer dizer que, os blogueiros só comentam as notícias que são publicadas no Estadão, na Folha, no Globo, Jornal Nacional, Veja e assim por diante. Pelo menos é o que dizem alguns articulistas como Sandro Vaia, por exemplo.
O fato é que, no caso do terremoto no Haiti, por exemplo, o que deveriam fazer os blogueiros jornalistas? Ignorar o ocorrido e não tecer nenhum comentário ou crítica ou análise, apenas por ter sido noticiado na grande imprensa? E mais, caso esse blogueiro tenha lido um belíssimo artigo, que queira dividir com seus leitores, não deveria ele copiar e colar o artigo, apenas para compartilhar uma visão que julgue importante? Será que os fatos que se tornam notícias para a grande imprensa não são os mesmos para os blogueiros? Pode ser que sim, como muitas vezes o é, mas também pode ser que não. Cada blogueiro sabe o que é importante para noticiar, criticar ou analisar, afinal, vivemos sob a égide da "liberdade de expressão".
Outro argumento muito utilizado para desqualificar o trabalho desses blogueiros jornalistas é dizer que só a grande imprensa tem capacidade para cobrir eventos jornalísticos. E eu pergunto, como assim? Será que os figurões do oligopólio midiático tupiniquim ainda não perceberam que existe a web 2.0? Ainda não perceberam que leitores podem sugerir pautas, fornecer fotos e dados, e cobrir um evento jornalístico em parcerias, com intenção de exercer sua cidadania? Um blogueiro não pode ter amizades no Haiti, Paraná ou África do Sul e contar com esses amigos para cobrir uma notícia? Estou dizendo "exercer sua cidadania" porque a maioria das empresas brasileiras só entendem o jornalismo como atividade lucrativa, e talvez não sejam capazes de conceber esse exercício movido por interesses sociais, feita por gente que se dedica gratuitamente a publicar algo com interesse de melhorar a sociedade na qual vive.
Nesse aspecto, um grande exemplo de cidadão que mantém um blogue, com interesses claros de compartilhar visões sociais e políticas ausentes na grande mídia é o Eduardo Guimarães. Aliás, foi da página dele que retirei as imagens que seguem abaixo, que inspiraram este artigo e me fazem perguntar: afinal, quem são os repetidores?

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Quem são os repetidores?
Quem são os repetidores?
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S2bOgDQFLzI/AAAAAAAABR4/M4SbW7LzzQU/s400/4.bmp
http://2.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S2bOgDQFLzI/AAAAAAAABR4/M4SbW7LzzQU/s72-c/4.bmp
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/02/quem-sao-os-repetidores.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/02/quem-sao-os-repetidores.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy