09/03/2010

O Globo e o jornalismo farináceo

Segundo matéria de capa do jornal O Globo de hoje, com o título "Brasil ameaça retaliar EUA e preço do trigo pode subir", o jornalismo Marinho pretende sensibilizar o leitor pegando-o pela barriga:
"Há ainda o trigo, cuja tarifa vai subir de 10% para 30% e, segundo os produtores, deve haver repasse a farinhas, massas e pães."
O pão francês (ou pão de sal) é um hábito alimentar comum entre os brasileiros. Qualquer alteração em seu preço logo vira reportagem na mídia jornalística.
O preço praticado em solo tupiniquim, do pãozinho francês, está baseado num valor acima de R$ 700,00 por tonelada de trigo. Hoje, o preço dessa mesma tonelada parece não atingir os R$ 400,00. O preço do pão baixou? Não.
Outro fato importante: parece que o Brasil importa apenas 5% do trigo consumido no país, segundo dados do jornal da CNT, exibido há pouco. Sendo assim, pergunto: existe motivo para a chamada principal de O Globo de hoje? Não. Mas no Brasil, esse jornalismo manco e partidário virou mania entre a plutocracia do Millenium.
(Com informações do jornal da CNT).

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.