Perguntas para a Folha de SP

Por LEN - Enviei o seguinte e-mail para a editoria de política da Folha de São Paulo solicitando que respondesse algumas perguntas: Prezad...

Por LEN - Enviei o seguinte e-mail para a editoria de política da Folha de São Paulo solicitando que respondesse algumas perguntas:

Prezados Senhores,

Pretendo escrever um artigo sobre o processo 15/0199/09/04 publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no qual o estado adquire por meio de contração sem licitação, 5.449 exemplares do seu jornal para serem distribuídos a todas as escolas da rede estadual de ensino no estado de São Paulo. Temos ainda a intenção de abordar outros assuntos que estão representados nas perguntas que foram elaboradas e gostaria de ouvir a posição do jornal para garantir o acesso ao contraditório.

Seguem as perguntas:

1)Qual a justificativa encontrada para se alegar inexigibilidade de concorrência para as aquisições do processo citado acima visto que a Folha de São Paulo e o outro jornal beneficiado não são os únicos jornais publicados no estado?

2)Qual a motivo alegado pelo FDE na negociação com o jornal para distribuir jornais particulares à rede de ensino? Faz parte de alguma estratégia pedagógica? Qual?

3)O Jornal não vê impedimento ético em aceitar um contrato sem licitação de um governo que como imprensa livre teria obrigação de criticar?

4)A Folha de São Paulo tem se caracterizado pela postura acrítica a administração do estado onde fica localizada à sede do jornal, portanto seria de se esperar que o jornal se posicionasse mais criticamente às deficiências do governo do estado, no entanto, raramente, se encontram opiniões críticas em relação ao governador Serra nas reportagens e editoriais do jornal, com exceção, a sua indecisão referente a uma possível candidatura. O jornal hoje é “chapa branca” do governo Serra?

5)Esse posicionamento, digamos, pouco crítico do jornal em relação ao governo Serra pode ser atribuído às facilitações que o jornal pode ter obtido em aquisições como a do processo citado?

6)A Folha publicou, como se fosse verdadeira, uma ficha atribuindo ao DOPS a sua elaboração. A falsidade da referida ficha que reputava crimes à Ministra Dilma Roussef, foi atestada por vários especialistas . Depois publicou e insistiu em um suposto encontro da ex-secretária da Fazenda Lina Vieira com a ministra para tratar de vários assuntos a partir dos quais foram apresentadas várias versões conflitantes que foram desmentidas pelos fatos, mostrarando o tamanho do embuste montado para enganar a opinião pública. Em nenhum dos dois casos o jornal reviu suas posições mesmo depois de desmentido. A folha trabalha para desqualificar a provável oponente do governador Serra nas eleições presidenciais? Qual a intenção de levar adiante versões que qualquer leigo em jornalismo atestaria ser pouco prováveis em episódios duramente criticados pelo próprio ombudsman do jornal, solenemente ignorado em ambos os casos?

7)Em relação ao caso Eletronet, é de conhecimento público as acusações contra a Folha de São Paulo que estaria participando como lobista do empresário Nelson dos Santos na disputa judicial envolvendo a rede de fibras óticas da extinta Eletrobrás. Se está claro que o governo optou pela justiça sem pagar nenhum centavo pela rede de fibras, quem na opinião de vocês poderia se beneficiar do conjunto de reportagens do jornal além do empresário?

8)O ataque recente à reputação do jornalista Luis Nassif é algum tipo de retaliação contra a sua reportagem que aponta que a fonte oculta do jornal seria o próprio Nelson dos Santos? Na matéria em que acusa o jornalista os autores sonegam as respostas dadas pelo acusado obstruindo o seu direito de defesa. A folha entende que essa é a forma correta de se fazer jornalismo?

9) O jornal acusa os governo de Cuba, do Irã e da Venezuela que não são aliados dos EUA de não serem democráticos e cobra do governo brasileiro posição crítica em relação a estes, porém não possui o mesmo entendimento sobre as ditaduras árabes alinhadas aos EUA e o estado de Israel que no ano passado proibiu a participação de partidos islâmicos nas eleições o que é uma clara violação aos direitos das minorias. Qual o critério adotado pelo jornal para definir em quais países a nossa diplomacia deve interferir? Passa pela ideologia do governo? Se for de esquerda pode, de direita não? Se for adversário dos EUA pode, se for aliado não?

10) A Folha de São Paulo chama os opositores dos regimes de Cuba de “dissidentes”, já os opositores do golpe militar em Honduras chamou de “simpatizantes de Zelaya” (sic), já os brasileiros que lutaram contra o regime militar e denunciavam as torturas e mortes nos porões da ditadura foram chamadas pelo jornal de “terroristas” (sic). Já com governos eleitos democraticamente como o da Venezuela chama de ditadura e governos vindo de um golpe de estado como o que aconteceu em Honduras de “governo de facto”, inclusive pregando a legitimação por um golpe condenado em todo o mundo. Como a Folha chega a essas definições e o que leva a diferenciá-las? São verdadeiras as acusações, também públicas, que a Folha de São Paulo cedia carros que carregavam os jornais para o governo militar levar presos políticos para os porões da ditadura em São Paulo?

Aguardamos suas respostas até o fechamento do artigo as 18:00 horas de hoje. Garantimos que ao contrário da política do jornalismo incorreto que o Jornal vem apresentando, as suas respostas serão publicadas na íntegra. Estou certo de que caso o jornal tenha argumentações sólidas para se defender das acusações estaremos ajudando a desfazer as desconfianças. O que não pode é o jornal ignorar e fugir das críticas, pois seria mais um ato condenável do jornal que publicou um editorial chamando de “Ditabranda” o regime que aniquilou e torturou brasileiros que a este se opunham, inclusive colegas jornalistas em um período que envergonha a memória do nosso país.

Atenciosamente

Luiz Eduardo Nascimento

Editor-chefe do BLOG do LEN

www.blogdolen.com.br

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Perguntas para a Folha de SP
Perguntas para a Folha de SP
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S5sN8ukVAmI/AAAAAAAABYY/FqWPJKgQa-Y/s200/folha_morta.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S5sN8ukVAmI/AAAAAAAABYY/FqWPJKgQa-Y/s72-c/folha_morta.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/03/perguntas-para-folha-de-sp.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/03/perguntas-para-folha-de-sp.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy