Professores do ensino público brasileiro defendem direito de falar com a imprensa

Professores da rede pública de todo o país reclamam de normas que os proíbem de falar com jornalistas, impedindo sua contribuição para o de...

Professores da rede pública de todo o país reclamam de normas que os proíbem de falar com jornalistas, impedindo sua contribuição para o debate sobre a educação no Brasil.
No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Professores conseguiu uma vitória recente na Justiça: derrubou uma circular da Secretaria Estadual de Educação que instruía diretores de escolas públicas a procurarem o setor de Comunicação Social da instituição antes de se comunicarem com a imprensa, “para evitar depoimentos em desacordo com os (seus) ditames”, informou o jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no Globo.
Para a desembargadora Lúcia Maria Miguel Lima, que decidiu o caso, a circular de 2007 é uma “ofensa à liberdade de expressão”, afirmou a coluna.
Um movimento semelhante ocorreu em São Paulo, na semana passada, quando vereadores revogaram um artigo do Estatuto dos Funcionários Públicos do Município que impede os servidores, inclusive os professores, de se expressarem livremente. O artigo, conhecido como "Lei da Mordaça", proíbe o servidor de “referir-se depreciativamente em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou por qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da Administração.”
Em setembro de 2009, a Assembléia Legislativa de São Paulo fez uma mudança parecida no Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado.
Regras assim se repetem em todo o país. A campanha “Fala Educador! Fala Educadora!”, que defende o fim do “silêncio do professorado”, identificou 17 estados e diversos municípios brasileiros onde os professores não podem se comunicar com a imprensa livremente.
Para a campanha, essas regras prejudicam a situação do ensino no país. “A voz dos professores e professoras está ausente do debate público sobre educação”, diz a ONG Ação Educativa, que organiza o movimento em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, a ONG Artigo 19 e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Segundo a Artigo 19, as leis também ferem a liberdade de expressão: “O direito à liberdade de expressão inclui a garantia a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber informações e idéias de todos os tipos independente da intervenção de terceiros, inclusive do Estado.”
Além da legislação restritiva, a campanha questiona ações pontuais proibindo professores de dar entrevistas. Na semana passada, por exemplo, um memorando proibia diretores de escolas municipais no Leste de São Paulo de falar com jornalistas sobre uma greve.
Veja este dossiê sobre o assunto e este vídeo no YouTube.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Professores do ensino público brasileiro defendem direito de falar com a imprensa
Professores do ensino público brasileiro defendem direito de falar com a imprensa
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S6lYiqGVhTI/AAAAAAAABZ8/qnvv55mPG4s/s200/professor.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S6lYiqGVhTI/AAAAAAAABZ8/qnvv55mPG4s/s72-c/professor.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/03/professores-do-ensino-publico.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/03/professores-do-ensino-publico.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy