Suspeitos e culpados na mídia

Por Jorge Furtado -  Não dá para entender a lógica da imprensa. O assassino de Glauco e de seu filho Raoni foi preso pela Polícia Federal ...

Por Jorge Furtado -  Não dá para entender a lógica da imprensa. O assassino de Glauco e de seu filho Raoni foi preso pela Polícia Federal em Foz de Iguaçu. Acabo de ouvir o depoimento de um delegado que afirma que ele confessou o crime, um assassinato brutal cometido na presença da família, que conhecia o criminoso. Mesmo assim, as manchetes e as notícias da Folha Online, do UOL e do Terra só se referem ao assassino como “suspeito”.

Compare-se com o tratamento que recebe, na mesma imprensa, Freud Godoy, o Segurança da Presidência da República, acusado por Gedimar Passos, um dos “aloprados” envolvidos na suposta compra de um suposto dossiê que, supostamente, continha denúncias sobre o suposto envolvimento de José Serra com a máfia dos sanguessugas. O próprio sujeito que trouxe o nome de Freud Godoy para a mídia, voltou atrás e o inocentou. A Polícia, o Congresso, o Ministério Público, a Justiça, não encontraram nada que ligasse Freud ao caso. Os jornalistas Elio Gaspari e Gustavo Ioschpe, na Folha de S. Paulo, pediram desculpas a Freud Godoy por terem abrigado a primeira versão que o incriminava.

Procure-se, hoje, o nome de Freud Godoy na imprensa. Em nenhum momento é usada a palavra “suspeito”.

Não tenho a mínima idéia se Freud Godoy cometeu ou não algum delito, mas acho que ele deveria ser tratado pela antiga imprensa, no mínimo, com o mesmo cuidado com que ela se refere a um assassino confesso que, na presença de várias testemunhas, praticou um crime hediondo.

Exemplos:

Revista Veja: Freud “Aloprado” Godoy – ex-segurança das campanhas do presidente Lula, homem “da cozinha” do PT e um dos pivôs do caso da compra do falso dossiê contra tucanos na campanha de 2006…

O Tempo, 09/03/10: Freud Godoy, ex-segurança do presidente Lula – pilhado no pagamento de R$ 1,7 milhão para comprar o dossiê anti-tucanos em 2006…

O Globo, 12/03/10: (…) Freud Godoy, também petista e personagem envolvido no caso dos aloprados…

Estadão, 09/03/10: (…) Freud Godoy e Vaccari se envolveram no escândalo do dossiê…

O Globo, 11/03/10: (…) Godoy e Vaccari se envolveram no escândalo do dossiê…

Suspeito de matar Glauco está em cela isolada no Paraná
Carlos Eduardo Sundfeld Nunes é o principal suspeito de matar o cartunista Glauco Vilas Boas e seu filho Raoni.
http://www.folha.uol.com.br/

Preso no Paraná
Suspeito de matar Glauco está em cela isolada
Polícia libera 2° suspeito após depoimento de 5h
http://www.uol.com.br/

Suspeito de matar cartunista Glauco e filho é preso em Foz do Iguaçu
http://www.terra.com.br/portal/

FSP 11/10/2006
Gedimar retifica depoimento e inocenta Godoy
O advogado Gedimar Pereira Passos, 50, ex-integrante do comitê eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, voltou atrás em um trecho do primeiro depoimento que prestou à Polícia Federal. Passos inocentou o ex-assessor especial da Presidência da República, Freud Godoy, acusado de participação na tentativa de compra de um dossiê contra o governador eleito de São Paulo José Serra (PSDB)”.

FSP, 15/12/06
Freud é inocentado em relatório
Nome de ex-assessor de Lula foi citado por Gedimar Passos, um dos envolvidos no dossiegate, à PF
Relator declara que autos não apresentam indícios de que ele tenha participado da compra do dossiê; deputado tucano levanta suspeitas (…) “Não surgiu nos autos qualquer envolvimento adicional da figura de Freud Godoy nos eventos apurados da operação, a despeito do muito que foi dito pela imprensa sobre sua eventual participação”, diz o relatório final do senador Amir Lando (PMDB-RO).

(Publicado no Portal Luis Nassif, de autoria de Jorge Furtado).

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Suspeitos e culpados na mídia
Suspeitos e culpados na mídia
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S56cAl2VVDI/AAAAAAAABZM/eDlgXs-Pw9A/s200/sherlock2.gif
http://4.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S56cAl2VVDI/AAAAAAAABZM/eDlgXs-Pw9A/s72-c/sherlock2.gif
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/03/suspeitos-e-culpados-na-midia.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/03/suspeitos-e-culpados-na-midia.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy