03/03/2010

Você tem conteúdo e conhece forma?

Dizem que a análise de mídias sociais está ultrapassada. A web 2.0 parece evoluir na velocidade da luz. Conceitos novos se tornam obsoletos em pouco tempo. Enquanto isso, expressões como arquitetura da informação e estratégia de conteúdo surgem com certo peso. Mas o que é isso?
Num mundo virtualmente rápido é natural que as pessoas queiram estar na vanguarda, mesmo quando elas não existem. Trocam denominações rapidamente: se um dia foi especialista de internet, logo se transformou em analista de web 2.0, analista de mídias sociais e hoje em arquiteto da informação e estrategista de conteúdo. Mas o ponto central é: será que compreendemos as mudanças ao redor ou apenas nos apropriamos de conceitos para sentir um ar de vanguarda na era informativa?
Independente dos nomes para as atividades realizadas, profissionalmente ou não, é importante saber 'ler e escrever' o nosso tempo. Em qualquer evento ou mudança, nosso primeiro passo é entender. Melhor se posiciona aquele que primeiro explica?
Não. Eu diria, melhor se posiciona quem melhor explica. Mas parece que não buscamos a melhor compreensão, mas sim, a primeira delas. Assim é natural, que para cada evento ou conceito, surjam centenas de bobagens, escritas por quem diz dominar o assunto. O velho 'copiar e colar' é facilmente identificado atualmente, por isso, é melhor produzir textos autênticos e,talvez aqui , surjam bobagens de conteúdo. Tudo feito na pressa de dar o furo sobre a novidade ou se posicionar com certo destaque.
Em várias análises que tenho lido pela internet, muitas repetem uma estrutura: falam da importância dos detalhes e finalizam dizendo que não há bom detalhe que sustente um mau conteúdo. Como quem diz: esteja atento para o conteúdo dos detalhes, mas não esqueça do essencial: o conteúdo.
Fosse 500 anos atrás em literatura ou nos dias atuais em web-jornalismo ou poesia digital, o conteúdo sempre foi tão essencial quanto sua forma, pois um não existe sem o outro. Portanto, recomendar atenção nas formas e ser essencial no conteúdo, ou vice-versa, ou quaisquer coisas semelhantes em outras palavras, significa dizer a mesma coisa de modos diferentes.
As mídias sociais são os meios por onde circulam mensagens, informações. Qual sua importância? A circulação informativa. Como realizar? Estando atento à forma e ao conteúdo, caso desejes alcançar seus objetivos. É importante ter planejamento, foco e assim por diante. Mais do mesmo, com outros nomes, substantivos, adjetivos, classificações e etc.
Em comunicação, de modo geral, o que é mais importante, o conteúdo ou a forma? Penso que um não existe sem o outro e, portanto, os dois são essenciais. Deseja ser um bom comunicador, estrategista de conteúdo, arquiteto de informação? Estude linguagem, poesia concreta, literatura, jornalismo; adquira bom repertório lendo mais do que muito (tudo o que puder). Conheça filosofia, política, história, arte e os aparentemente novos conceitos serão desfrutados por você em questão de segundos ou minutos. Como? Você tem conteúdo e conhece as formas.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.