19/04/2010

As palavras são políticas?


Para entender as implicações políticas da palavra na sociedade, é preciso saber o que é política em seu sentido original. A palavra é derivada de seu original grego, polis, que significa cidade. A Grécia Antiga era organizada em cidades-estado, e por isso politikos significavam o que hoje chamamos de cidadãos. A política é muitas vezes confundida com os políticos profissionais, eleitos pelo povo periodicamente.
Em verdade, todo e qualquer cidadão é um ser político, ainda que não o saiba, e exerce a política em muitos níveis. Quando um filho tenta convencer sua mãe de que deve ir para determinado local no final de semana, mesmo contra sua vontade maternal, os dois sujeitos estão exercendo um ato político, que também pode ser entendido como um debate de idéias, um embate ou uma discussão.
A política usa muito da retórica, que pode ser compreendida como a arte do convencimento discursivo. Num sentido mais amplo, pode-se dizer que exercer política é relacionar-se com outros indivíduos ou cidadãos, utilizando-se de discursos para ser compreendido ou para alterar uma realidade social.
Assim, fica fácil compreender quais as implicações políticas da palavra. Todo discurso, e entendo até uma fotografia, pensamento ou vídeo-documentário como discursos, visam expressar uma idéia ou realidade, ainda que seja parcial. A livre expressão de idéias procura contemplar o debate amplo de qualquer assunto, seja ele fútil ou essencial para a sociedade. A meu ver, todo discurso é político, ainda que seja um simples desabafo, uma carta de amor ou um artigo acadêmico.
Em qualquer sociedade, aqueles que melhor se comunicam, que dominam qualquer tipo de linguagem, certamente assumem papéis de destaque. Por desconhecermos um discurso de Direito ou de Medicina é que contratamos os serviços de um advogado ou médico, por exemplo. Claro que é impossível, qualquer cidadão conhecer todas as linguagens e discursos, porém, quanto mais se domina a língua e o uso político das palavras, menor será a chance de ser ludibriado em qualquer situação.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.