13/04/2010

Onde está o jornalismo?

O jornalismo brasileiro é cada vez mais brasileiro e cada vez menos jornalístico. Publico abaixo um trecho de um artigo escrito por Verbena Córdula, Doutora em História da Comunicação pela Universidad Complutense de Madri, Espanha, professora de História da rede de ensino da Bahia e dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho.

"Cada dia é mais indignante a maneira incipiente como jornalistas das grandes redes consagradas vêm atuando. O Bom Dia Brasil e a maioria da programação jornalística da Rede Globo parecem ter como objetivo principal subestimar a capacidade reflexiva do telespectador. Aliás, a Globo está se especializando, cada vez mais, em superficialidades e falta de profissionalismo.
No dia anterior (07/04/2010), na Globo News, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, contou com uma expressiva ajuda em sua campanha para o próximo pleito, já que desfrutou de longos minutos para se auto-elogiar e elogiar o presidente da República pelas obras do Programa de Aceleraçãol do Crescimento (PAC) naquele estado, que pelo visto não fizeram muita diferença para as vidas das dezenas de pessoas que morreram em consequência da falta de atuação governamental em obras de infraestrutura urbana. Aliás, Cabral – além de se autopromover e de promover o governo federal –, limitou-se a apelar a Deus para que mais pessoas não morram em consequência dos desmandos administrativos.
Até quando teremos que suportar essa falta de respeito com o jornalismo?"

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.