Nossa mídia é de matar

A notícia: "A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) entregaram ao p...

A notícia:
"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) entregaram ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, representações contra duas empresas que estão sob suspeita de não cumprirem a norma que diz que elas podem ter, no máximo, 30% de capital estrangeiro" - publicado no Estadão

Meu comentário:
Nada mais engraçado que a grande mídia capitalista brasileira. Juntos (Rede Globo, Folha de São Paulo, Grupo Abril, entre outros), lá no Instituto Millenium, defendem a propriedade privada, o Estado de Direito, a liberdade de expressão, a meritocracia, a eficiência e a transparência. Só estes dois últimos pontos defendidos dá muito o que falar na própria mídia brasileira. 
Enfim, são defensores do capitalismo, correto? Errado. Não querem a abertura da própria mídia para o capital estrangeiro. Qual seria o medo deles? Defenderam e defendem as privatizações, pois a competição melhora os serviços internos do país. Alguém percebe que a telefonia brasileira melhorou depois da privatização? 
Pois bem, segundo eles tudo melhora com o capital externo, menos a própria mídia. Então, pergunto novamente: o Instituto Millenium é defensor do capitalismo? Não, claro que não. São apenas auto-defensores capitalistas. Como auto-defensores, pensam inclusive em seguir o modelo do CONAR (o auto-regulador), e criar um conselho de auto-regulamentação da mídia tupiniquim. Mas não somente isso, querem impedir a livre concorrência na própria mídia. Será que eles têm medo de perder audiência?
Dizem que fazem isso para defender a lei constitucional. Pois é o que dizem. Mas não querem defender outras leis importantes da Constituição, como a que descrevi num outro artigo, aqui mesmo nesse blog:

"Qualquer cidadão brasileiro bem informado (ou seja, acima da média), sabe que o controle social das mídias proposto pelo governo, visa apenas cumprir o que está previsto na Constituição de 1988, em seu capítulo 5: proibição de monopólios ou oligopólios (6 famílias controlam 80% da mídia no Brasil), princípios educativos na programação (nada do que se vê), estímulo à produção independente (ah, tá), respeito aos valores éticos e sociais. Vinte e dois anos se passaram e isso continua apenas no papel. Para se manter na contramão da Constituição brasileira, tentam instalar um clima de terror político:
"Mas conheço a cabeça de comunistas, fui do PC, e isso não muda, é feito pedra. O perigo é que a cabeça deste novo patrimonialismo de estado acha que a sociedade não merece confiança. Se sentem realmente superiores a nós, donos de uma linha justa, com direito de dominar e corrigir a sociedade segundo seus direitos ideológicos” - Arnaldo Jabor, comentarista da Globo."

Veja abaixo o comentário de Luis Nassif sobre o assunto:
"Qualquer forma de defesa da produção interna brasileira sempre foi tratada como cartório pela mídia. Reservas de mercado, aumento de alíquotas de importação. Até a decisão de construir navios no Brasil foi taxada de anacrônica que comprometia a eficiência da economia. Na própria Constituição, decidiu-se tratar como empresa nacional qualquer multinacional instalada no país.
Qual a lógica, então, de se defender reserva de mercado para as novas mídia, ou mesmo para o capital externo na velha mídia? De um lado, revitalizarão o mercado de opinião, ao introduzir mais competição e romper com o cartel de opinião dos últimos anos. De outro, não consta que a velha mídia seja uma defensora de valores nacionais. Pelo contrário, tem uma visão estritamente internacionalista, considerando anacrônica qualquer defesa de interesses internos, tratando como atraso o conceito de Nação. Então, qual o problema da internacionalização no seu próprio mercado?
FIESP, CNI, Abimaq, IEDI, todas essas instituições foram sistematicamente marcadas como anacrônicas por defender o mercado interno para empresas brasileiras. E essa defesa nem era para a origem do capital da empresa, mas apenas para a produção interna – fosse de empresa de capital nacional ou internacional. Agora, no seu terreiro, a velha mídia se comporta de forma mais anacrônica do que aqueles que ela própria taxava de anacrônicos: é contra empresas estrangeiras vindo produzir notícias no mercado interno brasileiro.
Nos últimos anos, a cobertura jornalística mais isenta sobre o país foi produzido pela mídia estrangeira: BBC, Reuters, El País (apesar de seus interesses editoriais com os governos federal e de São Paulo), Le Monde, New York Times. Foi graças a essa visão externa, mais o trabalho da blogosfera, que se rompeu a cartelização da cobertura jornalística da velha mídia."

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,44,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Nossa mídia é de matar
Nossa mídia é de matar
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S-ym_Gi6AqI/AAAAAAAABgc/P-jccNRU51s/s200/suicidio.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_qYymnl5MhNU/S-ym_Gi6AqI/AAAAAAAABgc/P-jccNRU51s/s72-c/suicidio.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/05/nossa-midia-e-de-matar.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/05/nossa-midia-e-de-matar.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy