Portugal aprova casamento homossexual

Enquanto brasileiros punem brasileiros apenas por estamparem o contorno de um beijo em um cartaz, países aprovam e respeitam individualidade...

Enquanto brasileiros punem brasileiros apenas por estamparem o contorno de um beijo em um cartaz, países aprovam e respeitam individualidades alheias. Ninguém precisa tornar-se homossexual para respeitar aos outros. Aliás, eu não sou homossexual, mas defendo a igualdade dos direitos civis de forma ampla.

(Publicado no Ópera Mundi)
O presidente de Portugal, o social-democrata Aníbal Cavaco Silva, anunciou nesta terça-feira (18/5) a promulgação da lei de casamento homossexual, aprovada em fevereiro, mas se mostrou em desacordo com a norma.

O presidente disse que optou por sancionar a lei - que exclui o direito à adoção - porque devolvê-la ao Parlamento só causaria um atraso de sua entrada em vigor já que as forças de esquerda que a aprovaram não iriam mudar suas posições.

Cavaco Silva defendeu a necessidade do consenso nacional perante a crise econômica que Portugal vive e disse que não quer "alongar inutilmente este debate" nem "desviar a atenção dos portugueses dos problemas que afetam gravemente a vida das pessoas".

Conhecido por ser um político conservador e um católico praticante, o presidente demorou várias semanas para tomar a decisão e a anunciou hoje em uma mensagem lida três dias após o término da visita do papa Bento XVI ao país. A Santidade havia criticado união entre homossexuais. 

Mas assinalou a falta de um consenso amplo em Portugal sobre o assunto do casamento homossexual e ressaltou que só sete países do mundo inteiro o aprovaram, sendo quatro deles parte dos 27 que integram a União Europeia.

Não é verdade que "a ausência de casamento entre pessoas do mesmo sexo seja um fenômeno residual no mundo contemporâneo, um resquício arcaico típico de sociedades culturalmente mais atrasadas", afirmou Cavaco.

O presidente pôs como exemplo "as soluções jurídicas adotadas na França, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido que não são discriminatórias e respeitam a instituição matrimonial como união entre homem e mulher".

Também lembrou que tinha enviado a norma para exame do Tribunal Constitucional, que aprovou o conteúdo do documento no mês passado. 
No final do breve discurso, Cavaco anunciou que sancionava a lei após especificar que "há momentos na vida de um país no qual a ética da responsabilidade tem que se colocar acima das convicções pessoais".

A lei já havia sido aprovada no Parlamento com o apoio do governante PS (Partido Socialista) e dos partidos marxistas da Assembleia Legislativa e teve a rejeição dos democratas-cristãos e dos social-democratas.

O PS, que perdeu a maioria absoluta nas eleições de setembro passado, tinha rejeitado em 2008 dois projetos de lei sobre casamento homossexual apresentados pela esquerda marxista com o argumento de que não estavam naquele programa de governo. 


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Portugal aprova casamento homossexual
Portugal aprova casamento homossexual
http://3.bp.blogspot.com/_RXKHZ8orIfM/S6q-U6Lb7qI/AAAAAAAAAE8/DGf7fTaIRQw/s200/beijo-lesbico.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_RXKHZ8orIfM/S6q-U6Lb7qI/AAAAAAAAAE8/DGf7fTaIRQw/s72-c/beijo-lesbico.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/05/portugal-aprova-casamento-homossexual.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/05/portugal-aprova-casamento-homossexual.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy