Sobre representações da ABERT e ANJ

A educação brasileira não é das melhores do mundo. Prova disso são as duas representações movidas junto à Procuradoria Geral da República po...

A educação brasileira não é das melhores do mundo. Prova disso são as duas representações movidas junto à Procuradoria Geral da República por parte da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), nas quais se pode encontrar um equívoco de interpretação da lei. Essas representações pedem que o Ministério Público emita um parecer sobre a atuação de empresas estrangeiras nos sites brasileiros de notícia.
Como acredito que a educação é capaz de provocar uma verdadeira revolução na sociedade, ajudarei as duas entidades explicando algo sobre o artigo 222 da Constituição Brasileira, radiodifusão e internet. Desse modo, as duas associações, representantes das macro-empresas de comunicação brasileira, poderão compreender o equívoco.

ARTIGO 222 DA CONSTITUIÇÃO
"O artigo 222 da Constituição Federal diz que a "propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País". No parágrafo 1º, há uma definição do limite de participação de capital estrangeiro: "pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação"." - escrito por Jacson Segundoe publicado no OI.

RADIODIFUSÃO
"Radiodifusão é emissão e transmissão de notícias ou de programas recreativos, culturais, esportivos, musicais, etc., por meio da radiofonia, radiocomunicação e rádio, e é a radiotransmissão para recepção e uso geral do público, distinguindo-se da radiocomunicação, que se destina a estações receptoras determinadas. A sua forma mais comum consiste na difusão, pelo rádio, de programas educacionais, música, diversões, notícias, esportes, etc.
Início da radiodifusão - O aproveitamento das ondas eletromagnéticas para a transmissão de informações sonoras aconteceu no início do século XX, graças à invenção da válvula radioelétrica (triodo), criada em 1906, por Lee De Forest (1873 - 1861). A válvula triodo permite a retificação e ampliação dos sinais elétricos, viabilizando a audição de sons complexos transmitidos por ondas hertzianas. No Natal de 1906, a radiodifusão é inaugurada no mundo: De Forest e Reginald Aubrey Fessenden (1866 - 1932) irradiam, nos Estados Unidos, números de canto e solos de violino. Outras transmissões pioneiras são realizadas nos anos seguintes." - publicado no sítio Locutor.info.

INTERNET
"A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos." - publicado no Wikipédia.

CONCLUSÃO
De modo bastante singelo e humildemente preocupado com possível transtorno que o episódio possa causar na imagem da ABERT e ANJ, agradeço pela atenção de todos os profissionais envolvidos. Todos nós sabemos, cidadãos brasileiros, que seres humanos cometem equívocos, e pensar que radiodifusão e internet são a mesma coisa, pode acontecer. O artigo 222 da Constituição dispõe sobre empresa jornalística e de radiodifusão, o que certamente exclui os portais da internet, a meu humilde ver.
"Internet não é radiodifusão e qualquer tentativa de estender características regulatórias da radiodifusão para a rede é um truque meramente retórico",opina o jornalista e diretor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital Rodrigo Savazoni.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,3,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,7,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,42,Digital,1,Documentários,119,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,15,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1298,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,15,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,43,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,9,Vídeos,37,Web,44,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Sobre representações da ABERT e ANJ
Sobre representações da ABERT e ANJ
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/05/sobre-representacoes-da-abert-e-anj.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/05/sobre-representacoes-da-abert-e-anj.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy