Busk transforma a pesquisa de notícias na web em artigo de colecionador

Helder Araujo ( Webcitizen ) e João Paulo Cavalcanti ( Box 1824 ) acabam de lançar no melhor estilo startup uma rede social de notícias qu...

Helder Araujo (Webcitizen) e João Paulo Cavalcanti (Box 1824) acabam de lançar no melhor estilo startup uma rede social de notícias que reúne as funções de busca e mapeamento de conhecimentos.
Basicamente, a prerrogativa por trás do Busk consiste na indagação ‘E se você seguisse o que as pessoas estão lendo?’. A ferramenta é baseada em três pilares: buscar, colecionar e compartilhar conhecimento, proporcionando uma experiência inédita em cada uma delas.
A Busca – O Busk não procura por páginas e sim por notícias. Os resultados da pesquisa são gerados por ordem cronológica e a sua visualização se dá na íntegra e de maneira automática, incluindo textos, fotos, vídeos e infográficos.  Além disso, há uma curadoria dos sites, blogs e mídias especializadas que integram o banco de dados da plataforma para evitar resultados distorcidos ou equivocados.
A Coleção – Se gostar dos resultados, o usuário pode ‘assinar o conteúdo’, ou seja, salvar o artigo de seu interesse e obter assim um “mapa de consumo de notícias”, de acordo com as palavras-chaves que utilizou para descrever as fontes consultadas. Este mapa pode ser público ou privado, como todas as ações dentro da plataforma. Porém, ao torná-lo público, o usuário permite que seus amigos ou visitantes tenham acesso ao mesmo conhecimento que ele acumulou e ainda descubram afinidades e interesses em comum.
A Troca – Ao seguir ou ser seguido no Busk, o usuário pode compartilhar as notícias que salva dentro da própria rede ou em outros canais, como e-mail, Twitter, Facebook e Orkut. Fazendo comparações e identificando características em comum, ele pode municiar livremente as buscas dos outros, bem como eleger seus experts em determinados assuntos.
Uma rede social de aprendizado. Essa é a característica predominante do Busk, que já possui 200 milhões de artigos em vinte idiomas. A cada dia são inseridas 150 mil novas notícias e a proposta é agregar uma nova funcionalidade a cada mês.
“Mais de 75% do nosso conhecimento não vem da sala de aula e sim do aprendizado informal. A Internet deixou isto evidente e vivemos neste momento em que a educação formal está em crise, ao mesmo tempo que o processo informal causa uma certa angústia nas pessoas. Certamente, o excesso de informação é um componente impactante nesse contexto, mas, por outro lado, também não há, ou pelo menos não havia, uma forma simples de busca, gestão e troca de conhecimentos. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Busk”, conta Helder Araujo.
Segundo ele, o Brasil sempre foi um ‘early adopter’ — bastante receptivo a novas tecnologias — e conseguiu aumentar em massa o acesso a algumas novas ferramentas na web, como o Orkut e o Twitter, por exemplo. Com o Busk, ele acredita que finalmente produzimos de fato algo relevante nessa área para fora.

Publicado em Mídias Sociais

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,43,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,83,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1004,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,11,Vídeos,40,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Busk transforma a pesquisa de notícias na web em artigo de colecionador
Busk transforma a pesquisa de notícias na web em artigo de colecionador
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2010/07/busk-transforma-pesquisa-de-noticias-na.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2010/07/busk-transforma-pesquisa-de-noticias-na.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy